A partir de demandas apresentadas pela própria comunidade, em reuniões entre professores e acadêmicos com lideranças locais nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, estão em andamento as atividades do projeto Unimontes Solidária no município, no Norte de Minas. As ações tiveram início na tarde dessa segunda-feira (4) e estão concentradas em escolas públicas, da sede urbana, e creches e postos de saúde de distritos da zona rural.

Em destaque, a promoção de palestras educativas, atividades pedagógicas e de musicalização, higienização, campanhas de educação sexual e de prevenção ao câncer de mama e de colo, sexualidade e “bullying”, ruas de lazer, noções de cidadania e direito, dentre outras prioridades definidas pela população. A programação será desenvolvida até o próximo dia 14 e conta com a parceria da Rede Intertv (afiliada Rede Globo).

A delegação seguiu viagens a partir do campus-sede, com 35 acadêmicos dos cursos de Direito, Filosofia, História, Ciências Sociais, Geografia, Serviço Social, Letras Inglês, Português e Espanhol, Educação Física, Odontologia, Medicina, Enfermagem (Montes Claros), Pedagogia (Janaúba e Brasília de Minas) e História (São Francisco).

Estreante no projeto, Ana Cláudia Pereira Toledo, do 1º período do curso de Serviço Social, realiza um trabalho integrado com os alunos do curso de Direito na área de cidadania. Dois temas têm sido destacados nas palestras junto à comunidade: violência doméstica e bullying. “Tenho muita afinidade com as ações sociais e cidadania. O projeto é mais que um estágio. Posso dimensionar meus estudos”, analisa a acadêmica.

PERFIL

Coração de Jesus localiza-se a 79 quilômetros de Montes Claros, possui 26,1 mil habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,687, ainda abaixo da média estadual (0,8). Esse é um dos critérios da Unimontes para a seleção dos municípios atendidos pelo projeto. Além das escolas, as equipes de acadêmicos atendem os grupos de convivência atendidos pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), como as mulheres e os idosos do grupo “Idade do Ouro”.

O cronograma prevê, ainda, visitas aos distritos de Luiz Pires, Lapinha, Ponte dos Ciganos, Alvação e São Geraldo. O atendimento será concentrado nas creches e Posto de Saúde destes locais. A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira (7), com show musical de Talita Gomes e apresentação do Grupo Saruê, na Praça da Matriz.

Aluna do 4º período do curso de Pedagogia no campus de Brasília de Minas, Irene Rodrigues de Souza já trabalha como professora na área de educação infantil há 11 anos. Em Coração de Jesus, procurou aliar o próprio projeto de pesquisa às ações do Unimontes Solidária. “O meu projeto visa à capacitação de 16 professores sobre a importância do brincar como forma de aprendizagem”, disse. Para ela, o Unimontes Solidária é um exemplo muito valioso. “Além de trocar experiências, adquiro novos conhecimentos junto à comunidade, professores e alunos. O que aprendemos é muito amplo e isso é concreto”, finaliza.

Confira mais fotos da Unimontes Solidária em Coração de Jesus e Campo Azul

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia