A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou nesta terça-feira (5/03), as atividades da 1ª Unicalourada/2013, que tem como objetivo apresentar aos novos acadêmicos a estrutura funcional da instituição e, ao mesmo tempo, promover campanhas sociais para a comunidade em geral. Além do incentivo à doação de sangue e de medula óssea, o trabalho neste ano tem como foco o combate ao mosquito Aedes aegypti.

O “Trote contra a Dengue” começou pela manhã, na Escola Estadual Secundino Tavares, na Vila Mauriceia, com a visita dos novos alunos do curso de Artes/Teatro da Unimontes. O educandário de ensino fundamental está em área próxima ao campus-sede e conta com 380 alunos, da 1ª à 9ª série do ensino fundamental. Pela manhã, cerca de 120 crianças do 6º ao 9º ano e 75 crianças de sete a 10 anos do tempo integral participaram das ações de sensibilização contra a doença, com a encenação de uma peça sobre como evitar a doença e, ainda, oficinas de pintura e desenho e produção de cartazes para divulgação junto à comunidade.

Diretora Solange Ruas

Em conversa com as alunas, a diretora Solange Meirelles Ruas fala sobre a importância da campanha (fotos: Christiano Jilvan)

CARÁTER PERMANENTE – “Gostaríamos de parabenizar a Unimontes pela iniciativa. A conscientização é a melhor forma de prevenção à Dengue, ainda mais em nossa escola, que fica em uma das áreas com o maior índice de infestação do mosquito na cidade”, observou a diretora Solange Meirelles Ruas. Segundo ela, praticamente todos os professores foram acometidos pela Dengue. “A Unimontes dá o pontapé inicial nesse trabalho. Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde, a campanha de combate ao Aedes terá caráter permanente”, completou.

Aluno da 5ª série, Luan Carlos Ferreira Damasceno, de 11 anos, disse que ninguém de sua família teve Dengue, mas em sua casa já encontrou o mosquito diversas vezes. Para continuar protegido, disse que vai participar de todas as atividades. “Só um amigo meu ficou doente nas férias e parou de brincar. Foi muito ruim e não quero isso para mim”, disse o estudante.

Natural de São Romão (Norte de Minas), Geikson Borges tem 18 anos e é calouro do curso de Artes/Teatro. Participou da oficina de pintura como monitor, além de acompanhar a apresentação da peça de teatro. “Muito importante associar uma atividade do curso a uma campanha importante como essa. É justamente esse o ambiente de trabalho que teremos como profissionais”, destacou.

Geikson Borges

Geikson Borges destaca a convivência com o ambiente escolar já no 1º período de curso

O “Trote contra a Dengue” terá sequência nesta quarta-feira, às 7h30, com uma passeata pelas ruas da Vila Oliveira, Vila Mauricéia e Jardim Panorama em direção ao campus-sede. Além dos alunos da instituição e os calouros da Unimontes, participam estudantes da Escola Secundino Tavares, professores, pais, mães e populares.

ABERTURA OFICIAL

A programação da 1ª Unicalourada/2013 se estenderá até o dia 12 de abril. Todas as ações são supervisionadas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, com programação no campus-sede, escolas de ensino médio e fundamental, entidades filantrópicas e de serviço e nos demais campi da Unimontes no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. Em fevereiro último, 1.657 “calouros” passaram a fazer parte do corpo discente da Universidade, em todas as unidades.

A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira (7/03), às 19h30, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário, com mensagens de boas-vindas do reitor João dos Reis Canela e da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida. Na sequência, na exibição de um vídeo, haverá a apresentação da estrutura da Universidade. Em seguida, shows artísticos e musicais, entrega de camisas, manual do acadêmico e do folheto Banco de Moradia, um classificado que orienta os novos alunos na busca por um imóvel para morar.

A Unicalourada foi implantada na Unimontes em 2002, também com o objetivo de combater os trotes violentos e constrangedores. Mais informações na CAE/Unimontes, através dos telefones (38) 3229-8163 e 3229-8164.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia