Uma ação conjunta de equipes do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e Centro de Especialidades Médicas Tancredo Neves (Caetan), ambos vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), deu início à campanha de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1998, em 1º de dezembro.

O HUCF é referência regional no atendimento aos pacientes soropositivos. Atualmente, a unidade presta serviço a 370 pacientes cadastrados de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas. Em tratamento, na maior cidade do Norte de Minas, são 705 pessoas.

Nesta terça-feira, cerca de 500 pessoas foram atendidas pela equipe do Ambulatório DST/AIDS, do CAE, com a distribuição de preservativos, panfletos e orientação aos pacientes do HUCF, servidores e à população em geral. Um dos alertas está na abordagem é sobre a importância dos testes rápidos de HIV, que podem ser feitos gratuitamente na Policlínica, que funciona no Bairro Alto São João, junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

“Estes atendimentos funcionam com a consulta com médicos, enfermeiros, psicólogos, além da marcação de exames”, descreve a enfermeira Maria da Salette Mendonça, do Ambulatório DST/AIDS – Caetan/HUCF. “Distribuímos também o laço vermelho, símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta mundial contra a Aids. Nesta ação, levamos também uma mensagem de esperança, prevenção e incentivo ao uso de preservativos”, acrescenta.

EFICAZ

Para a técnica em farmácia, Arlete Aeissami, o tratamento atual é mais eficiente e menos complicado. “Antes eram quatro comprimidos por dia. Hoje, é mais fácil, o medicamento tem reação adversa como qualquer um, mas é mais tolerável com apenas um remédio ingerido à noite. Não podemos deixar de considerar que cada caso é um caso“, garante. Arlete descreve também que ainda há um tabu para os pacientes. “Muitos chegam ao Ambulatório tímidos, mas nos acolhemos de uma maneira bem especial, a começar pelo apoio emocional”, afirma.

No Norte de Minas, Janaúba e Pirapora são as demais referências na distribuição de medicamentos – além de Montes Claros.

REFERÊNCIA NO TRATAMENTO

CampanhaprevAids destaqueO Brasil é referência internacional no tratamento de AIDS, disponibilizando ao cidadão o coquetel de medicamentos, bem como o acesso gratuito ao teste de Sorologia e ao preservativo. Segundo a Unaids – agência da ONU para assuntos relacionados à AIDS –, o número de novas infecções por HIV diminuiu 35,5% entre 2000 e 2014. Já no Brasil, os novos casos aumentaram no mesmo período. Em 2000, estimava-se que o número de novos casos de HIV estava entre 29 mil e 51 mil. Em 2014, estimou-se entre 31 mil e 57 mil novos casos.

Em 2015, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou a campanha “AIDS: não dá para adivinhar quem tem. A melhor atitude é usar camisinha sempre”. De acordo com a pasta, a seriedade do tratamento com os remédios reduz significativamente a mortalidade e o número de internações e infecções por doenças oportunistas, que aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismo. Por isso, o uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem HIV/AIDS.

“Além de falta de uso de preservativo, temos uma imensa desistência dos pacientes. O número de abandono é maior que o número de atendimentos do Ambulatório, por exemplo. Para evitar, fazemos um constante trabalho de sensibilização de pacientes: ligamos, vamos atrás, pedimos ajuda ao Grappa (Grupo de Apoio à Prevenção e ao Portadores de Aids), mas nem sempre temos sucesso”, conclui a enfermeira Salette.

EXAME SOROLÓGICO

O Teste Rápido é um método eficaz e simples para o diagnóstico de HIV, possibilitando o maior acesso e adesão dos usuários. Profissionais capacitados são responsáveis pelo serviço, com a prestação de uma assistência integral e de qualidade. Em Montes Claros, o status sorológico é realizado no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI), localizado no CTA. O interessado deve levar um documento com foto e cartão SUS.

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento
Rua José Rodrigues de Carvalho, s/nº, Alto São João