A Universidade Estadual de Montes  Claros (Unimontes) vai desenvolver ações conjuntas com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) voltadas para a melhoria das condições do homem do campo no Norte de Minas e que visam também a convivência com a seca. O assunto foi discutido segunda-feira (01/07), quando o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza recebeu em seu gabinete comissão técnica do escritório regional.

Na oportunidade, a equipe técnica  fez uma apresentação das dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores norte-mineiros diante da crise hídrica. Foram relatados os efeitos da seca para a agricultura e pecuária, as bases da economia rural da região. De acordo com estudo da Emater-MG, 86,7% das pastagens da região foram impactadas pela falta de chuvas.

Extensionista da Emater-MG, José Arcanjo Marques destacou que o objetivo do órgão técnico é a eficiência e a  otimização do uso dos recursos públicos nas ações voltadas para  assistência aos pequenos produtores. A  proposta visa o fortalecimento da agricultura familiar e qualificação da mão de obra no meio rural.

O  professor Antônio Alvimar Souza destacou que o objetivo da Unimontes é buscar maior aproximação da comunidade e melhorias da qualidade de vida das pessoas. Para isso, visa também a consolidação de parcerias com outros organismos e entidades como a Emater-MG.

O reitor  ressaltou que a Universidade,por intermédio das coordenações do cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia, ministrados no Campus de Janaúba, realiza diversos projetos, estudos e pesquisas voltados para a melhoria da atividade agropecuária. A Unimontes mantém uma fazenda experimental em Janaúba, onde pretende implantar também o curso de graduação de Veterinária, informou.

O professor Antonio Alvimar, a partir de parceria com a Emater-MG, adiantou que a Universidade poderá iniciar tratativas para incluir os projetos de Extensão, bem como estudar como os cursos técnicos e profissionalizantes do Centro de Educação Profissional e Tecnológica podem compor os programas de qualificação do homem do campo, oferecendo cursos voltados para a melhoria da atividade agrícola e para o incremento da cadeia produtiva.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”