Uma Universidade onde todos participam, têm voz e vez e conduzem coletivamente a democracia institucional. A abordagem participativa como instrumento de desenvolvimento universitário fica cada vez mais robusta na medida em que a comunidade acadêmica é consultada e convidada a participar de seminários e debates que dão forma ao Plano de Desenvolvimento Institucional. O PDI/2015-2019 tem o objetivo de tornar transparentes a missão e a visão, bem como os objetivos, metas e ações que vão estabelecer o futuro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

 

Propositalmente infindáveis, os debates que vão gerar um documento único para a gestão administrativa e acadêmica da Universidade tiveram continuidade na manhã desta quarta-feira (4/11), no auditório do prédio 2, do Centro de Ciências Humanas (CCH), com a participação de acadêmicos, professores e servidores na unidade.

Coordenadora do Núcleo Educar, a professora Fábia Magali Vieira conduziu os grupos para discutir os eixos temáticos que foram distribuídos em salas do Prédio 2. “Cada grupo deve suprimir ou acrescentar o que considerar pertinente aos temas, desde que seja observado o plano de elaboração do PDI. A partir disso, vamos captar as informações para gerar subsídios na elaboração do documento”, disse.

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Fábia Magali, coordena os grupos de trabalho.

A máxima da formatação do documento é o caráter participativo. Além disso, como expôs o vice-reitor da Unimontes e presidente da Comissão Institucional do PDI, professor Antonio Alvimar Souza, “a Universidade depende de todos nós. Precisamos pensar qual é o papel de cada um na Unimontes, seja servidor, acadêmico ou professor. Esse é o momento em que todos devem dizer qual a Universidade queremos”.

“Trata-se de um momento histórico da Unimontes. É uma oportunidade que temos para destacar nossas forças e oportunidades e observar nossas fraquezas e ameaças, conforme sugere a matriz de análise SWOT ou FOFA e que podem nos auxiliar a traçar o plano estratégico da Universidade”, explica Joelina da Conceição Alves de Almeida, assessora técnica da Comissão do PDI.

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Professores, servidores e acadêmicos podem sugerir mudanças e adendos ao documento

Para dinamizar os trabalhos foi aprovada a utilização da ferramenta do Planejamento Estratégico (Análise SWOT), cujas iniciais derivam do termo em inglês Strenghs (Força) Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A Análise SWOT é também conhecida como Análise FOFA.

Além do CCH, os seminários serão realizados nos demais Centros Acadêmicos da Unimontes com professores e acadêmicos e servidores técnico-administrativos e nas unidades administrativas – também com a participação do pessoal terceirizado. As atividades serão realizadas no campus-sede e nos outros 11 campi da Universidade.

Histórico

A missão de reestruturar o PDI da Unimontes teve início em junho deste ano, quando a reitoria da Universidade convocou os integrantes da gestão superior com o objetivo de criar uma Comissão de Atualização do PDI/Unimontes. O PDI atende exigência instituída pelo Ministério da Educação (MEC) para as Instituições de Ensino Superior.

Os eixos temáticos foram estabelecidos pelo MEC e estruturam o PDI. Cada tema é analisado pela comunidade acadêmica e também pelo público externo – de forma participativa –, com observações e sugestões dos aspectos considerados frágeis, fortes, oportunidades e ameaças. A próxima reunião, com data e local, deve ser definida ainda nesta semana.

Você também pode participar

O PDI é estruturado com a participação efetiva de todos, por meio da realização de eventos públicos para sugestões e discussões sobre os diferentes temas apresentados. Você tem alguma ideia ou sugestão para a nossa Universidade? Envie para pdi@unimontes.br.

 

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