A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, está finalizando os procedimentos para preencher as 340 novas vagas de estágio remunerado – não obrigatório – voltadas aos acadêmicos de todos os campi do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Nesta quarta-feira (3/8), foi realizada a reunião com os alunos pré-selecionados para as bolsas, que terão vigência de cinco meses (agosto a dezembro), no valor mensal de R$ 680,00.

Os trabalhos também contam com o suporte do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Além do esclarecimento de dúvidas e da apresentação do quadro de vagas disponíveis para os novos estagiários (selecionados por critérios socioeconômicos), os estudantes procederam a entrega da documentação exigida – conforme edital.

Reitor estagios

Reitor João Canela durante encontro com os novos estagiários

Aqueles que não compareceram (ou não foram representados) estão automaticamente eliminados e as vagas serão ocupadas conforme lista de espera. A Unimontes recebeu mais de 1,1 mil inscrições para o processo de seleção das novas bolsas.

COLETIVO

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, participou do encontro. Na oportunidade, ele destacou que a ampliação da oferta de estágios é uma grande conquista coletiva, a partir de entendimentos entre a gestão, representação estudantil e o Governo de Minas Gerais. “Até mesmo no momento das manifestações, houve clareza e respeito na apresentação de demandas. “Ressaltamos, sobretudo, a compreensão do Governo de Minas em acolher a reivindicação da comunidade acadêmica e fomentar mecanismos para atendê-la”, pontuou.

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, pró-reitora de Extensão da Unimontes, abordou os pontos legais sobre a concessão das novas bolsas e respondeu às perguntas sobre os direitos e deveres dos novos estagiários. Biah Cerqueira, do setor de Estágios Remunerados da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), apresentou o passo a passo sobre o preenchimento da declaração, do termo de compromisso e das vias do contrato de estágio não obrigatório.

novosestagiarios

Daniel e Luana falam sobre as novas oportunidades com as bolsas

“OPORTUNIDADES”

Os estágios fazem parte do processo de implantação da Política de Assistência Estudantil do Governo de Minas para as universidades estaduais (Unimontes e UEMG). Para Luana Aparecida Oliveira Nogueira, de 24 anos, embora esteja no 8º e último período do curso de Pedagogia no campus de Almenara (Vale do Jequitinhonha), está será sua primeira oportunidade de participar de um estágio remunerado no âmbito da Unimontes.

A aluna, que teve experiência como estagiária somente por meio do currículo obrigatório do curso (sem remuneração), assume que a bolsa será imprescindível para se manter. “Além de ampliar o nosso conhecimento, acredito que a bolsa de estágio vai fazer muita diferença para mim e para outros alunos. Com a aproximação da formatura de nossa turma poderei assumir compromissos, o que antes seria complicado porque estou há um ano sem trabalhar”.

Entrega estagiodocumentosSituação diferente à de Daniel Frankly Sales, que já terá a oportunidade de um estágio remunerado logo no primeiro período do curso de Educação Física, em Montes Claros. “Pretendo aliar o estágio a um projeto de pesquisa sobre a atividade física para idosos. Será uma oportunidade excepcional para a minha formação como profissional”. Natural de Salinas, ele deixou emprego de carteira assinada diante da oportunidade de cursar o ensino superior. “Até então, estava me mantendo aqui com o acerto salarial que fiz, mas justamente neste mês recebo a última parcela. Sem a bolsa do estágio, acredito que eu não teria condições de permanecer morando aqui em Montes Claros”.

TAGS:DDRH