Além das comemorações pelos 128 anos de Proclamação da República do Brasil, o feriado desta quarta-feira (15/11) será marcado, também, por ações de saúde e conscientização que acontecem simultaneamente em vários países. Trata-se do Dia Mundial de combate e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), caracterizada principalmente pela persistência dos sintomas de problemas respiratórios. A partir das 8 horas, no acesso ao Pavilhão Dom João, na Santa Casa de Montes Claros, haverá um atendimento coletivo gratuito de orientação e, caso necessário, de indicação de tratamento.

Acadêmicos do curso de Medicina da Unimontes, por meio do Projeto de Extensão Doenças Crônicas Não Transmissíveis, ligado ao departamento de Clínica Médica da Unimontes, participam do atendimento ao público em geral. As atividades prosseguem até as 11h30 e serão orientadas por médicos e professores.

Dentre os sintomas mais comuns nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas estão falta de ar e tosse crônica, secreções no aparelho respiratório, dentre outros, provocados em sua maioria pelo contato com a fumaça de cigarro e de fogões à lenha, queima de combustíveis e demais produtos químicos/inflamáveis. Há, ainda, os casos de pessoas que tenham predisposição genética para a doença.

“Diante dos fatores de risco, a incidência da doença é muito comum. Dessa forma, o trabalho consiste numa maneira educativa de repassar um pouco do conhecimento à população em geral e, ainda, orientar sobre o acesso aos tratamentos, como o uso correto dos dispositivos de inalação”, explica o José Victor Freire, um dos acadêmicos que organiza o evento.

A iniciativa conta com apoio da Santa Casa, Unimontes, Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica e Centro Médico Cardio Pulmonar, além do o comitê local da Unimontes do International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) – associação internacional de estudantes de Medicina.