Crianças na Oficina de desenho do Expresso Chagas 21

A programação do Festival de Inverno de Grão Mogol teve sequência na manhã desta sexta-feira (19/07), com ações solidárias e culturais da Unimontes no atendimento à população que visitou o Mercado Municipal da cidade. Além de testes de glicemia e controle da pressão arterial, o público acompanhou apresentação dos acadêmicos do curso de Artes Música, que integram o Projeto CEM, com sucessos da MPB e da cultura regional.

Em outra tenda, os acadêmicos da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), parceira institucional do Festival de Inverno de Grão Mogol, apresentaram projetos de robótica aos feirantes.

“O Festival é uma experiência bem diferente e marcante pra todos nós. É sempre importante despertar a curiosidade das crianças, jovens e adultos. Nosso objetivo na cidade é realmente levar conhecimento científico e tecnológico pra quem não tem acesso”, comemora a acadêmica Taymara Teixeira de Almeida, do 8° período de Engenharia Mecânica.

Testes de Glicemia entre as ações de saúde no Mercado (Fotos Andrey Librelon)
Oficina de robótica

O acadêmico Davidson Christian, do 5° período de Engenharia Elétrica, também

crê nesta dimensão que o conhecimento gera para as pessoas. “A Engenharia é um ramo muito amplo. Levar tecnologia para quem não tem acesso é conduzir conhecimento. Mais do que isso, é agregar valor ao nosso aprendizado enquanto futuros profissionais”, destaca.

EXPRESSO CHAGAS 21

Também em Grão Mogol, uma das atrações é o “Expresso Chagas 21” que tem a parceria da Unimontes e é uma das atrações do Festival de Inverno. A iniciativa dá visibilidade ao enfrentamento da doença de Chagas e ao direito à saúde dos portadores que demandam cuidado e atenção, com ações em relação à história, diagnósticos, cuidados preventivos e novas possibilidades de tratamento da doenças à população da cidade.

Ambiente no Expresso 21 simula uma artéria acometida com a Doença de Chagas

As ações deste projeto prosseguem até o sábado (20), na Escola Estadual Oswaldo Simões. A caravana visitará, ainda, Espinosa, Montes Claros, Lassance e Belo Horizonte.

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente