
Acadêmicos do segundo período do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participaram, no dia 4 de setembro, de uma roda de conversa com a psicóloga Lorena Gusmão, do Centro Regional de Direitos Humanos (CRDH). Ela destacou o papel da Psicologia na defesa dos direitos humanos, enfatizando a responsabilidade ética e política da profissão diante das demandas regionais. O evento foi realizado em sala de aula, no Centro de Ciências Humanas (CCH), Prédio 2 do campus-sede.
Os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar dúvidas, inquietações e percepções sobre as desigualdades que afetam a vida de diferentes grupos sociais.
A experiência possibilitou conhecer realidades regionais e demandas do Norte de Minas, além de contribuir para a ampliação da consciência crítica dos futuros psicólogos e fortalecer o compromisso deles com a transformação social.
CRDHs
Os Centros de Referência em Direitos Humanos são equipamentos públicos de encontro e convivência que fomentam práticas de cidadania e promovem atendimento, articulação, encaminhamento e apoio a demandas de casos de violações de direitos humanos no interior de Minas Gerais. Localizados nas regiões Sul, Vale do Mucuri, Norte (63 municípios) e Zona da Mata, os CRDHs também realizam atividades cotidianas de promoção do acesso às informações e às garantias de direitos, como oficinas, rodas de conversa e cursos, além de incentivar o empoderamento e o protagonismo social dos cidadãos.
O CRDH Norte fica na Rua Gentil Dias, 462, bairro Cândida Câmara, em Montes Claros, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os contatos são: telefone (38) 99725-3924 e e-mail coordenacao.crdhnorte@gmail.com




