Os acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolvem o projeto “Atividade de Extensão: 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo é divulgar os canais de denúncia e os serviços de proteção existentes, além de estimular o engajamento da comunidade acadêmica e do público em geral na defesa dos direitos da infância e adolescência. As atividades estão previstas para os dias 27 e 28 de maio e 1º de junho.

Sob orientação dos professores Fabrício Emanuel Soares de Oliveira e Vera Lucia Mendes Trabbold, a iniciativa ocorre no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, que constitui marco significativo de mobilização social a favor dessas pessoas.

Campus-sede, Parque Municipal e Instagram

As primeiras ações do projeto ocorrerão no campus-sede da Unimontes, terça e quarta-feira (27 e 28/05) de manhã, nos prédios de uso comum dos alunos. A proposta é utilizar cartazes e panfletos para ampliar a publicidade dos canais de denúncia, em locais de grande circulação dos estudantes, e falar sobre o assunto, inclusive com diálogo entre os participantes.

Já no dia 1º de junho está previsto evento lúdico e educativo aberto ao público, a partir das 8h30min, no Parque Municipal Milton Prates, onde serão usados materiais fornecidos pela campanha “Faça Bonito”, além de oferecer lápis de cor e outros recursos de apoio para as crianças presentes. A campanha é promovida anualmente no dia 18 de maio por diversas entidades, inclusive o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede Ecpat Brasil. 

O projeto dos acadêmicos de Psicologia da Unimontes também vai divulgar conteúdos a respeito do tema nas redes sociais, especialmente via Instagram.

Para eles, “garantir o desenvolvimento saudável, seguro e livre de qualquer forma de violência sexual é um dever coletivo em relação a crianças e adolescentes”.

Combate ao Abuso e à Exploração

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por meio da Lei Federal no 9.970/00. Trata-se de importante conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, o que reforça a necessidade de ações contínuas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual.

Relacionadas

Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais