Os acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolvem o projeto “Atividade de Extensão: 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo é divulgar os canais de denúncia e os serviços de proteção existentes, além de estimular o engajamento da comunidade acadêmica e do público em geral na defesa dos direitos da infância e adolescência. As atividades estão previstas para os dias 27 e 28 de maio e 1º de junho.
Sob orientação dos professores Fabrício Emanuel Soares de Oliveira e Vera Lucia Mendes Trabbold, a iniciativa ocorre no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, que constitui marco significativo de mobilização social a favor dessas pessoas.
Campus-sede, Parque Municipal e Instagram
As primeiras ações do projeto ocorrerão no campus-sede da Unimontes, terça e quarta-feira (27 e 28/05) de manhã, nos prédios de uso comum dos alunos. A proposta é utilizar cartazes e panfletos para ampliar a publicidade dos canais de denúncia, em locais de grande circulação dos estudantes, e falar sobre o assunto, inclusive com diálogo entre os participantes.
Já no dia 1º de junho está previsto evento lúdico e educativo aberto ao público, a partir das 8h30min, no Parque Municipal Milton Prates, onde serão usados materiais fornecidos pela campanha “Faça Bonito”, além de oferecer lápis de cor e outros recursos de apoio para as crianças presentes. A campanha é promovida anualmente no dia 18 de maio por diversas entidades, inclusive o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede Ecpat Brasil.
O projeto dos acadêmicos de Psicologia da Unimontes também vai divulgar conteúdos a respeito do tema nas redes sociais, especialmente via Instagram.
Para eles, “garantir o desenvolvimento saudável, seguro e livre de qualquer forma de violência sexual é um dever coletivo em relação a crianças e adolescentes”.
Combate ao Abuso e à Exploração
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por meio da Lei Federal no 9.970/00. Trata-se de importante conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, o que reforça a necessidade de ações contínuas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual.