A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas, Clínicas e Moleculares em Ciências da Saúde (Nupemoc), sob a orientação do professor Alfredo Maurício Batista de Paula, conquistou o 2º lugar no Prêmio Professor Jaime Aparecido Cury.
A premiação foi resultado do trabalho “Modelo preditivo de caquexia em indivíduos com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço: uso de preditores de fácil acesso no serviço público primário de saúde”, apresentado por Cristina Silva Santiago, discente do 9º período do curso de Odontologia da Unimontes, durante a 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada de 3 a 6 de setembro de 2025, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A pesquisa contou ainda com a colaboração de docentes do Departamento de Odontologia, discentes do PPGCS e alunos de graduação.
Prêmio Professor Jaime Aparecido Cury
O Prêmio Professor Jaime Aparecido Cury foi instituído pela SBPqO como forma de valorizar estudantes de Iniciação Científica, homenageando o legado do professor Jaime Cury para a pesquisa odontológica brasileira. A premiação avalia trabalhos pelo rigor metodológico, originalidade e relevância científica, especialmente aqueles que se destacam no contexto nacional.
A 42ª Reunião Anual da SBPqO é um dos mais importantes eventos para divulgação e debate de pesquisas em Odontologia no Brasil, reunindo pesquisadores, estudantes, profissionais da área e instituições acadêmicas de diversas regiões. A programação incluiu sessões de apresentação de trabalhos, simpósios, cursos e momentos de interação científica.
Nesse contexto, o segundo lugar conquistado pelo Nupemoc representa um reconhecimento expressivo da qualidade do trabalho desenvolvido, evidenciando tanto o domínio metodológico quanto a sintonia com as demandas da pesquisa odontológica brasileira.
Essa conquista fortalece o currículo dos integrantes do grupo, amplia a visibilidade da instituição e abre novas oportunidades acadêmicas, de cooperação e de captação de recursos, reafirmando ainda a importância de orientações qualificadas para a formação científica.



