Conscientizar, mobilizar e engajar. É desta forma que acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, filiados ao International Federation of Medical Students Associations (IFMSA), percorrem o campus-sede e as unidades administrativas da Universidade para divulgar as práticas saudáveis. Neste mês, especificamente, eles têm como objetivo levar ao maior número de pessoas informações sobre o câncer de próstata. Segundo o Instituto de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente em 2014, foram registrados 68.800 novos casos da doença no Brasil.

A mobilização dos acadêmicos acontece dentro da programação do Novembro Azul, movimento apoiado pela Unimontes em parceria com o Projeto Presente, que neste ano promovem desde a primeira semana do mês uma vasta programação no campus-sede e em pontos específicos de Montes Claros. O lançamento da campanha na Universidade foi no último dia 10/11, oportunidade em que a comunidade acadêmica – alunos, servidores, técnico-administrativos e professores – foi convidada a participar.

Programação

Depois de uma semana de mobilização no campus-sede, os acadêmicos da IFMSA partem agora para outras frentes. A campanha prossegue no dia 25 com a oferta de exames gratuitos de PSA, teste de glicemia e aferição de pressão, em ação conjunta da Unimontes, projeto Presente, Maçonaria e Hospital Dílson Godinho na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), de 8h às 16h.

No âmbito da Unimontes, todas as ações têm a participação e apoio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

Ainda para o dia 25, está prevista uma ação de saúde no Parque das Mangueiras “Nilson Espoletão”, no Bairro Morrinhos, com atuação direta da IFMSA em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF) local. “Nestes locais, damos orientações e agendamos consultas e exames para a comunidade local. Além disso, mostramos na prática o que a pessoas precisam para entender melhor o câncer de próstata e buscar o sistema de saúde”, explica o acadêmico de Medicina, Marcos Costa.

Já no dia 26, acontecerá a palestra com um especialista em Oncologia, sobre os cuidados recomendados para se prevenir a doença. Será no Espaço Maçônico, na Avenida Major Alexandre Rodrigues, ao lado da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). As atividades de mobilização pelo Novembro Azul prosseguem no dia 29, com uma caminhada no Parque Municipal Milton Prates, com orientações e exames, café comunitário e atrações musicais a partir das 8h, com encerramento previsto para as às 14h.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia