Com o apoio de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Centro Universitário Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (Unifipmoc), foi realizada, na manhã da última segunda-feira (16/06), a Festa da Vacina, na comunidade Vila Telma. A iniciativa foi promovida por estudantes do Internato em Atenção Primária à Saúde (APS) de Enfermagem, que participam de atividades de Monitoramento Vacinal, sob a supervisão da preceptora Kênia Souto Moreira. Ao todo, 18 acadêmicos estiveram envolvidos na ação, desenvolvida em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Telma e com o Projeto de Pesquisa “Vacina Sim!” (CEP nº 6.234.026/2023).

O principal objetivo da ação foi ampliar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes e adultos da comunidade. Durante o evento, foram atendidas 47 pessoas e aplicadas 51 doses de imunizantes. A proposta buscou reforçar a importância da vacinação como estratégia essencial de prevenção em saúde pública.

Além da aplicação de vacinas, a programação contou com atividades recreativas, como pula-pula e distribuição de pipoca, criando um ambiente lúdico, acolhedor e voltado para o bem-estar de toda a família.

Segundo as organizadoras, a Festa da Vacina evidencia a importância da articulação entre universidade, serviços de saúde e comunidade no fortalecimento da atenção primária e na promoção da saúde coletiva.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes