Com o apoio de acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Centro Universitário Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (Unifipmoc), foi realizada, na manhã da última segunda-feira (16/06), a Festa da Vacina, na comunidade Vila Telma. A iniciativa foi promovida por estudantes do Internato em Atenção Primária à Saúde (APS) de Enfermagem, que participam de atividades de Monitoramento Vacinal, sob a supervisão da preceptora Kênia Souto Moreira. Ao todo, 18 acadêmicos estiveram envolvidos na ação, desenvolvida em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Telma e com o Projeto de Pesquisa “Vacina Sim!” (CEP nº 6.234.026/2023).

O principal objetivo da ação foi ampliar a cobertura vacinal de crianças, adolescentes e adultos da comunidade. Durante o evento, foram atendidas 47 pessoas e aplicadas 51 doses de imunizantes. A proposta buscou reforçar a importância da vacinação como estratégia essencial de prevenção em saúde pública.

Além da aplicação de vacinas, a programação contou com atividades recreativas, como pula-pula e distribuição de pipoca, criando um ambiente lúdico, acolhedor e voltado para o bem-estar de toda a família.

Segundo as organizadoras, a Festa da Vacina evidencia a importância da articulação entre universidade, serviços de saúde e comunidade no fortalecimento da atenção primária e na promoção da saúde coletiva.

Relacionadas

Editora Unimontes lança 3ª edição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”
Submissão de trabalhos para a XXI Semana de Economia segue até o dia 11 de agosto
Departamento de Economia da Unimontes divulga aumento no IPC-Moc e redução no preço da Cesta Básica em junho
Reitoria da Unimontes recebe equipe do documentário “Cavalhadas” e confirma apoio ao lançamento da obra
Unimontes divulga período de renovação de matrícula para o 2º semestre letivo de 2025
Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia da Unimontes oferece até 66 vagas para Mestrado e Doutorado