A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro Acadêmico Cyro dos Anjos (CACyro) e da Liga Acadêmica Norte-Mineira de Criminologia e Processo Penal, promoveu, no dia 27 de agosto, a 2ª edição do Júri Simulado Integrado. O evento, realizado no Salão do Júri do novo Fórum de Montes Claros, consolida-se enquanto tradição acadêmica, com a presença expressiva de estudantes de todos os períodos do curso de Direito da Unimontes.

Caso real

Na simulação, eles debateram um caso real adaptado, como prática da advocacia, da atuação ministerial e da magistratura. A atividade permitiu vivenciar, em ambiente institucional e solene, os desafios do Tribunal do Júri, de forma a aproximar a teoria aprendida em sala de aula da realidade processual penal.

A iniciativa também teve caráter histórico, já que a Unimontes foi a primeira instituição de ensino superior (IES) a fazer uso do novo Salão do Júri. O que reforça o protagonismo da IES na formação prática de seu corpo discente.

A programação ainda teve momento especial de homenagem a Marcos Antônio Ferreira, professor titular da cadeira de Processo Penal e juiz presidente da simulação. O ato foi em reconhecimento à dedicação e contribuição do magistrado para a formação dos futuros profissionais do Direito na Unimontes.

Sucesso

Presidente do CACyro, Maurício Gabriel Mendes Gaia avaliou a experiência como bastante positiva: “O segundo júri simulado integrado do CACyro foi um grande sucesso”, afirmou ao destacar sobretudo a participação discente. Para ele, isso “demonstra o interesse coletivo em fortalecer o aprendizado prático e o compromisso do Centro Acadêmico em proporcionar experiências que vão além da sala de aula.”

Já a presidente da Lapcrim, Joyce de Lourdes Martins Morais, ressaltou a importância do I Ciclo Preparatório para o Tribunal do Júri e da premiação para a parte vencedora como meios de incentivar e lapidar a técnica dos acadêmicos participantes: “A Lapcrim agregou à proposta do II Júri Simulado Integrado do Cacyro ao promover três dias de aprendizado sobre comunicação e oratória e as estratégias de defesa e de acusação utilizadas no plenário da vida real”, comentou. Segundo Joyce de Lourdes, “advogados criminalistas, defensores Públicos, promotores de Justiça e professores colaboraram conosco na preparação e doaram prêmios. Foi uma experiência enriquecedora!”.

O CACyro e a Liga Acadêmica Norte-Mineira de Criminologia e Processo Penal reforçam, portanto, segundo Maurício Gaia, o compromisso de oferecer aos discentes oportunidades que unem aprendizado, experiência prática e valorização da tradição jurídica.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes