Representantes da Liga Acadêmica de Direito Constitucional e Contemporaneidade (LADCC), vinculada ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram da primeira edição do STF Moot, competição acadêmica promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O torneio nacional tem como objetivo promover o entendimento do papel institucional da Corte, incentivar o estudo do Direito Constitucional e contribuir para a formação prática dos estudantes. O evento registrou mais de 350 inscrições de universidades de todo o país.
Destaque na etapa escrita
Seis integrantes da LADCC se destacaram na primeira fase da competição, dedicada à elaboração de memoriais sobre um caso hipotético, realizada em 23 de junho. O grupo foi elogiado pela qualidade técnica dos textos e pela preparação estratégica. Apesar de não avançarem para a fase oral (presencial), os acadêmicos da Unimontes obtiveram um desempenho expressivo: a universidade ficou entre as sete melhores Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, ocupando o 20º lugar entre as universidades públicas e a 52ª posição no ranking geral.
Segundo a LADCC, a Unimontes superou diversas universidades federais e até mesmo a tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).
Comemoração dos 60 anos do curso de Direito
O resultado expressivo foi possível graças à orientação dos professores Wilson Medeiros Pereira, juiz federal e coordenador da LADCC, e Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo, advogado e chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo, que contribuíram diretamente para a preparação da equipe.
Para os acadêmicos, participar do STF Moot neste ano, em que o curso de Direito da Unimontes celebra seis décadas de história, “reafirma a tradição e a excelência acadêmica que marcam a trajetória da instituição”.
Sobre o STF Moot
Inspirado nos tradicionais moot courts internacionais, o STF Moot é composto por duas etapas: a elaboração de memoriais escritos e a realização de sustentações orais em um julgamento simulado. A competição tem como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais para a atuação jurídica, como pesquisa, argumentação e oratória.
Fotos: LADCC


