Representantes da Liga Acadêmica de Direito Constitucional e Contemporaneidade (LADCC), vinculada ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram da primeira edição do STF Moot, competição acadêmica promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O torneio nacional tem como objetivo promover o entendimento do papel institucional da Corte, incentivar o estudo do Direito Constitucional e contribuir para a formação prática dos estudantes. O evento registrou mais de 350 inscrições de universidades de todo o país.

Destaque na etapa escrita

Seis integrantes da LADCC se destacaram na primeira fase da competição, dedicada à elaboração de memoriais sobre um caso hipotético, realizada em 23 de junho. O grupo foi elogiado pela qualidade técnica dos textos e pela preparação estratégica. Apesar de não avançarem para a fase oral (presencial), os acadêmicos da Unimontes obtiveram um desempenho expressivo: a universidade ficou entre as sete melhores Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, ocupando o 20º lugar entre as universidades públicas e a 52ª posição no ranking geral.

Segundo a LADCC, a Unimontes superou diversas universidades federais e até mesmo a tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Comemoração dos 60 anos do curso de Direito

O resultado expressivo foi possível graças à orientação dos professores Wilson Medeiros Pereira, juiz federal e coordenador da LADCC, e Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo, advogado e chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo, que contribuíram diretamente para a preparação da equipe.

Para os acadêmicos, participar do STF Moot neste ano, em que o curso de Direito da Unimontes celebra seis décadas de história, “reafirma a tradição e a excelência acadêmica que marcam a trajetória da instituição”.

Sobre o STF Moot

Inspirado nos tradicionais moot courts internacionais, o STF Moot é composto por duas etapas: a elaboração de memoriais escritos e a realização de sustentações orais em um julgamento simulado. A competição tem como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais para a atuação jurídica, como pesquisa, argumentação e oratória.

Fotos: LADCC

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria