Os sete acadêmicos do curso de Educação Física/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros que viajaram no mês passado para intercâmbio na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na cidade de Vila Real, em Portugal, já estão em pleno exercício das atividades naquela instituição. Eles foram contemplados como bolsistas do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).   

Participam do intercâmbio os acadêmicos Hiury Ramos de Andrade, Emerson Diego Rodrigues Veloso, Wanderson Voney Gonçalves de Oliveira Araújo, Claúdio Sobrinho Oliveira Correia, Camila Nunes Gonçalves, Ruan Carlos Alves da Paixão e Maria Fernanda Macedo Santos. Os estudantes deverão permanecer no país lusitano por um período que varia de seis meses a dois anos. Depois, retornarão para concluir o curso e receber a diplomação pela Unimontes.

Uma das primeiras ações desempenhadas pelo grupo foi o conhecimento das instalações da universidade portuguesa. “Os alunos conheceram os laboratórios, salas de aula e outros espaços e viram que terão toda a infraestrutura necessária para desenvolver os estudos e aperfeiçoar os seus conhecimentos”, afirma o professor Jaime Tolentino Miranda Neto, coordenador do PLI no curso de Educação Física. Ele viajou com os alunos para Portugal e acompanhou as primeiras atividades dos bolsistas na UTAD. 

relatório

O coordenador do PLI do curso de Educação Física entrega ao reitor relatório de atividades. (Foto: Andrey Librelon)

Assim que retornou a Montes Claros, o coordenador apresentou à reitoria um relatório, no qual destaca a maneira como os alunos da Unimontes foram recebidos em Portugal. No documento, foram destacadas as instalações que poderão ser utilizadas para estudos e pesquisas durante o período do intercâmbio. 

 “Os estudantes da Unimontes foram muito bem recebidos em Portugal. Eles tiveram uma recepção de boas-vindas com o reitor da UTAD, Carlos Alberto Sequeira. Também tiveram contatos com coordenadores de cursos, professores e outros alunos. Podemos dizer que eles já se sentem totalmente ambientados naquela instituição, com todas as condições para que possam ampliar os conhecimentos e adquirirem uma nova visão de mundo”, avalia Jaime Tolentino. 

Ele ressalta também as vantagens oferecidas aos alunos contemplados com as bolsas da modalidade sanduíche do PLI. Os bolsistas têm direito a uma bolsa mensal de 870 euros oferecida pela Capes, pagamento das despesas com passagens e ainda auxílios para custeio de gastos com a moradia, alimentação e saúde.  “Acreditamos que quando retornarem, os participantes do intercâmbio terão condições de atuar como multiplicadores do conhecimento, contribuindo para a melhoria do ensino, principalmente, em escolas públicas”, conclui Tolentino.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia