A democracia, o processo eleitoral e o exercício da cidadania. Estes foram os temas abordados por três acadêmicos do curso de Direito, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que representaram a instituição no VII Seminário de Iniciação Científica (SIC), promovido pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Araçuaí, nessas quarta e quinta-feira (25 e 26/4), juntamente com o I Seminário de Pós-Graduação.

Clara Ferreira Alkimin e Ian Bernar Santos Barroso apresentaram o trabalho “A Consolidação da Democracia pelo Direito Eleitoral: os Financiamentos de Campanha”. Também do curso de Direito, a estudante Sara Fernandes Neves de Almeida Resende foi responsável pelo estudo “A Soberania Popular e o Estado Democrático de Direito: uma Análise da Compatibilidade do Voto Obrigatório e o Livre Exercício da Cidadania”. Eles foram orientados pelo professor Leandro Luciano da Silva, do Departamento de Direito Público Substantivo.

Apresentados na modalidade de exposição oral, no dia 25 de abril de 2018, os dois trabalhos são resultados de projetos de iniciação científica realizados no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes. As produções foram avaliadas por uma banca composta por docentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que reconheceram a importância dos trabalhos para a comunidade acadêmica.

O professor Leandro Luciano da Silva ressalta a participação de alunos da Unimontes em eventos regionais e de qualidade, como o seminário promovido pelo IFNMG, que contribuem para o amadurecimento dos acadêmicos e coloca em evidência a produção científica do Curso de Direito da Universidade. “Isso estimula o espírito de pesquisa entre os acadêmicos, abrindo oportunidade para novos pesquisadores nas ações de iniciação científica promovidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes”, destaca.

Ele ressalta, ainda, que a participação dos acadêmicos no evento do IFNMG foi possível graças ao apoio da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, que não mediu esforços para viabilizar a ida dos representantes da Universidade a Araçuaí.