Um grupo formado por 26 acadêmicos, dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, participou da capacitação realizada pela Defensoria Pública de Minas Gerais para a participação voluntária, no próximo dia 7, do Mutirão “Direito de Ter Pai”.

A Unimontes é uma das parceiras oficiais do evento na comarca de Montes Claros. A iniciativa consiste em testes para o reconhecimento de filiação a partir de exames gratuitos de DNA. Diante da comprovação, permitirá garantir o direito de paternidade à criança, adolescente e ao adulto, com o reconhecimento em documentos oficiais, dentre outros aspectos legais como o pagamento de pensão alimentícia e partilha em heranças.

O treinamento foi realizado na tarde da última sexta-feira (30/9), no auditório do prédio 6 (campus-sede), ministrado pela equipe dos laboratórios Hermes Pardini (BH) e Exame (Montes Claros) – conveniados com a Defensoria Pública e que serão responsáveis pelas análises de DNA dos testes de paternidade/maternidade previamente agendados para o mutirão. A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Graciana Guerra David, acompanhou o encontro.

Os trabalhos foram conduzidos pela biomédica Cristiane Góes Cardoso e pela farmacêutica/bioquímica Telma Regina Guedes, acompanhadas pela executiva do Instituto Hermes Pardini, Deborah Maia Pereira. Durante a capacitação foram destacados três pontos para a atuação voluntária dos alunos da Unimontes: os métodos de coleta e de condicionamento correto do material do exame de compatibilidade de DNA (sangue e saliva), abordagem aos supostos familiares e a apuração de dados para o preenchimento correto dos formulários e dos envelopes com os materiais.

O coordenador local da Defensoria Pública em Montes Claros, Cláudio Fabiano Pimenta, abriu os trabalhos e ressaltou a importância da ação, sobretudo diante da perspectiva de a comarca atingir o dobro de testes realizados na edição anterior. Em 2015, 112 pessoas participaram do mutirão e para este ano, a Defensoria registrou aproximadamente 230 cadastros.

O Mutirão “Direito a Ter Pai – 2016” tem o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Laboratório Hermes Pardini, Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público de Minas Gerais (Sicoob JUS-MP) e Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor-MG), além das Faculdades Santo Agostinho (Fasa) e da Rádio Unimontes 101,1 FM.

SERVIÇO
4º Mutirão “Direito a Ter Pai – 2016”
Local: Defensoria Pública | Montes Claros
Endereço: Avenida João Luís de Almeida, 454, Vila Guilhermina
Data: 7 de outubro de 2016
Horário: 8 às 12 horas e 13 às 18 horas
Informações: (38) 3222-1361

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia