Projetos de estudo que transformam a extensão e o ensino na prestação de serviços para a comunidade, as empresas juniores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) permitem aos estudantes, ainda no espaço acadêmico, a adaptação ao futuro ambiente profissional. Esse modelo de aprendizagem foi disponibilizado ao público durante a 18ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, no Parque de Exposições de Montes Claros.

Durante a mostra, alunos da Unimontes dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Sistemas de Informação puderam divulgar os modelos de empresas juniores de seus cursos, com a distribuição de material informativo em dois estandes. Eles também experimentaram a troca de informações com os diversos segmentos representados nos 250 estandes da feira e detectaram possíveis parceiros.

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EJU – Consultoria, treinamentos, mapeamento de processos, planos de negócios e gestão são os serviços oferecidos à comunidade pela Empresa Júnior Unimontes (EJU), do curso de Administração, que reúne, atualmente, cinco integrantes – com supervisão dos professores. Vinícius Alexandre Saldanha, aluno do 5º período diurno, destaca a inserção da EJU na Fenics como oportunidade. “O nosso produto passa a existir justamente após a interação com as pessoas. Fazer parte da empresa júnior pode ser traduzido como uma aula prática, ainda mais nesse ambiente”, disse.

academicas Datamontes

Emylle, Joelena e Joice puderam apresentar o trabalho da Datamontes

Para Leiliane Gonçalves Fonseca, também do 5º período de Administração, a ampla divulgação no evento poderá potencializar ainda mais as ações da EJU e ampliar o leque de conhecimento durante a formação acadêmica. “Abrir ou manter um negócio requer, por exemplo, análise financeira, estudo de viabilidade econômica, consultoria e gestão. São necessidades tanto do empreendedor como do aluno que vai se formar para atendê-lo”, analisa a jovem, que destaca as parcerias que a EJU tem com o Sebrae e Fiemg Norte, dentre outros.

Datamontes

“O ambiente da Fenics é muito vasto. Detectamos demandas e até mesmo encaminhamos algumas parcerias”, explica Joelena Mendes (21 anos), uma das participantes do estande da Datamontes, empresa júnior de Estudos e Pesquisas do curso de Ciências Sociais, que, atualmente, reúne 35 filiados. Acadêmica do 7º período, ela destacou como ponto-chave na Fenics a oportunidade do contato com perfis diferentes de pessoas, entre empresários, consumidores e gestores.

Emylle Melo, aluna do 7º período, explica que a Datamontes oferece, entre outros serviços, pesquisas eleitorais e de opinião de mercado, elaboração e consultoria de projetos sociais e comunitários, capacitação e formação de pesquisadores. Joice Silva (21 anos), do 6º período, considerou como “de grande valor” fazer parte de uma empresa júnior. “Você desenvolve o espírito empreendedor ainda como acadêmico e certamente será um profissional com a visão diferenciada de mercado”, disse.

Infobits estande

Luciano Rocha (ao fundo) e Felipe Pereira querem transformar a Infobits em referência nacional até 2018

Infobits

Junto ao curso Sistemas de Informação funciona a Infobits Consultoria, responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de websites, criação de softwares e suporte em redes, entre outros serviços. Na Fenics, além da interação com as demais empresas juniores das áreas de ciências sociais e aplicadas, o grupo de acadêmicos pode apresentar as estratégias de ações que têm para atendimento das empresas, comércios e prestadores de serviços.

“Atualmente, a nossa empresa júnior tem 12 propostas de serviços e de produtos em andamento, algumas já consolidadas como o sistema de uma construtora de Montes Claros. Além disso, participamos, em conjunto com a Fiber, do desenvolvimento de um sistema de consultas que integra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)”, disse Felipe Pereira, de 21 anos, aluno do 8º período e presidente da Infobits. Para ele, a meta é, até 2018, a partir da concretização dos planos e serviços, ter a empresa júnior como referência nacional.

“A Fenics nos oferece uma proximidade entre setores, o que te deixa mais à vontade para abordar potenciais investidores e apresentar o papel da Infobits. A informática é essencial a todas as áreas e o nosso papel é torná-la mais acessível”, reforça o acadêmico do 3º período, Luciano Antunes Rocha, que esteve como atendente no estande.

Economontes

Danilo economontes

Danilo Xavier e os integrantes da Economontes exibem o folder com a nova marca para o website (foto: Christiano Jilvan)

Sincronizar a teoria e a prática, com atuação no mercado de trabalho como consultora e prestadora de serviços é o objetivo da Economontes, Empresa Júnior de Economia da Unimontes, que também participou da 18º Fenics. “Oferecemos pesquisas de mercado, perfil de concorrência, comportamento do consumidor, dentre outros pontos fundamentais para quem deseja abrir um negócio”, disse o diretor administrativo da Economontes, Carlos Fernando Xavier Soares, aluno do 4º período do curso de Ciências Econômicas (noturno).

Para ele, a experiência na feira ofereceu como oportunidade captar novos parceiros, detectar o perfil do consumidor nos diversos segmentos representados nos estandes e, não menos importante, expor os serviços da empresa júnior e “abordar o futuro cliente”. Carlos lembra que, em geral, o estande recebeu visitantes entre 35 e 50 anos, todos com interesse em novos negócios. A Economontes conta, atualmente, com 11 integrantes (inclusive a diretoria) e, neste ano, iniciou uma parceria com a Infobits para a criação do portal eletrônico.

 

 

 

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