O documentário “Jão das Artes: a covardia do sertão artista” será apresentado pela acadêmica Giulia Azevedo, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na próxima quarta-feira (02/07). Ela é graduanda do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O filme apresenta a trajetória do artista popular Jão das Artes, egresso da própria Unimontes. Segundo o fotógrafo e estudante Glauber Prates, diretor de fotografia e responsável pela captação de som, o documentário aborda temas como arte marginal, identidade e resistência cultural no sertão mineiro. A direção é da própria Giulia Azevedo, enquanto o making of – vídeo que mostra os bastidores da produção cinematográfica – ficou a cargo do acadêmico Rafael Barbosa. Ele e Glauber Prates estão no primeiro período do Curso de Cinema da Unimontes.

A produção teve apoio do professor orientador Lucas Carvalho, que conduziu a montagem e dividiu a edição com o editor convidado Jan, o Caos. Para Glauber Prates, que também é fotógrafo profissional, a participação de Carvalho “trouxe sensibilidade, leveza e ritmo envolvente à narrativa”.

Jão, de 34 anos, trabalha com ilustração, criptoarte, quadros e serigrafia em camisetas. A temática é quase sempre regional. Ele comercializa as peças que faz nos bares da cidade e nas redes sociais.

O documentário já está disponível para visualização na plataforma streaming YouTube, com acesso pelo link: https://youtu.be/RdBihFTiE3s?si=j__-aUFMCZRydQ5z.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes