A Universidade Estadual de Montes Claros realizou neste domingo (23/11), o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da (PAES Unimontes/2014). As provas foram realizadas em 20 prédios de 13 cidades do Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, além da Capital, com a participação de 13.305 candidatos.
Apenas 829 inscritos não participaram desta 17ª edição do PAES, o que corresponde a 5,87% de índice de abstenção. Os gabaritos oficiais e as respectivas provas já estão disponíveis no portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br.
Em dois prédios do campus-sede e nos campi de Salinas e de Unaí, seis candidatos foram eliminados por porte de aparelhos e acessórios eletrônicos, o que é terminantemente proibido conforme o edital do programa – mesmo desligados.
Pela manhã (8 às 12h), 5.471 candidatos realizaram as provas da 1ª etapa. À tarde (15 às 19h), aconteceram os exames para as 2ª e 3ª etapas do PAES com 7.834 estudantes.
Saiba mais:
- Provas: 1ª Etapa | 2ª Etapa | 3ª Etapa
- Gabaritos: 1ª Etapa | 2ª Etapa | 3ª Etapa
- Fotos PAES (MANHí)
- Fotos Paes (TARDE)
ANÁLISE DOS CANDIDATOS
A 1ª etapa reuniu os alunos da primeira série do ensino médio ou técnico, como Geovanna Gonçalves Santos, de 16 anos, aluna da Escola Estadual Elói Pereira, em Montes Claros. A candidata considerou providencial a inclusão de temas atuais nas questões das provas de Biologia (vírus Ebola) e de Língua Portuguesa (como os jovens utilizam a internet). “São assuntos que fazem parte de nosso cotidiano”, disse a jovem, que reconheceu certa dificuldade em resolver as questões de matemática.Dario Fábio Ferreira (15 anos), aluno do 1º ano do ensino médio no Colégio Berlaar Imaculada Conceição, também em Montes Claros, fez uma preparação à parte para o PAES. Procurou resolver as provas de edições anteriores para conhecer o que considera o “estilo Unimontes”, mas também considerou difícil o exame de matemática. “Sabia que alguma disciplina seria mais puxada”, disse.
Maria Eduarda Santos da Fonseca veio de Claro dos Poções, no Norte de Minas, para fazer provas no campus-sede da Unimontes. A adolescente de 16 anos, aluna da Escola Estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca, destacou outro tema da atualidade que foi abordado numa das provas. “A prova de inglês deu ênfase à incidência de casos de depressão entre os jovens”, observou a estudante. Mesmo como candidata ainda na primeira etapa já faz planos para daqui a dois anos, quando disputará de fato o acesso à Unimontes: “quero cursar Direito aqui”.
Já Alethéia Araújo, de 16 anos, aluna do Colégio Sólido, fez as provas da 2ª etapa e descartou qualquer complicação. “Na verdade, o grau da dificuldade da prova da Unimontes é exigir o raciocínio dos candidatos”.Candidato a uma vaga no curso de Engenharia de Sistemas, Pedro Henrique Soares, do Colégio Biotécnico, está inscrito na 3ª etapa e também aprovou a escolha por temas atuais nas questões do PAES, a começar pela redação: “Não tive dificuldade alguma. Era para escrever sobre quais seriam os meus incentivos para um jovem seguir nos estudos. Pude falar exatamente o que eu penso para mim”, explicou.
MAIS DE 7,2 MIL APROVADOS
O Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) foi implantado pela Universidade Estadual de Montes Claros em 1998. Como são necessárias três etapas para o candidato ingressar na instituição, as primeiras vagas destinadas ao PAES só foram preenchidas somente dois anos depois.
Entre 1998 e o início de 2014, 7.288 estudantes se tornaram acadêmicos na Unimontes por meio do PAES. Nesta 17ª edição, a oferta é de 737 vagas em todos os cursos regulares da Unimontes. O resultado final será divulgado até o dia 23 de janeiro de 2015.