Um total de 805 candidatos – entre os 8.224 inscritos – não realizaram as provas para os 50 cursos relacionados nos Grupo 1 e 2 do 1º Processo Seletivo/2013 da Universidade Estadual de Montes Claros. Os testes foram realizados entre a 8 e 20 horas deste domingo (9/12), em Montes Claros e mais doze cidades mineiras. O percentual de abstenção é de 9,78%.

Responsável pela operacionalização do vestibular da Unimontes, a Comissão Técnica de Concursos já tem em seu portal eletrônico os gabaritos oficiais de cada grupo, assim como os cadernos de provas. Sobre o resultado final, a previsão para divulgá-lo é até o dia 18 de janeiro.

GABARITOS – GRUPO 1 e GRUPO 2

As provas foram aplicadas nos prédios 1, 2 3 e 6 do campus-sede e na Escola Estadual Carlos Versiani, em Montes Claros, e nas cidades de Belo Horizonte, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

REGISTROS

Candidato Rafael Alkmim

Rafael Alkmim concorre aos cursos de Direito nos dois grupos (Andrey Librelon)

Sobre incidentes, sete candidatos foram eliminados por estarem portando aparelhos celulares – mesmo desligados –, o que é terminantemente proibido durante a realização do processo seletivo, conforme prevê o edital. A Polícia Civil registrou dois atendimentos para checagem dos documentos de identificação – sem conseqüências. Apenas uma candidata de 17 anos que apresentava mal-estar e enjoo precisou de atendimento no posto médico do campus-sede.

Em todas as salas, as cadeiras dos candidatos foram identificadas nominalmente por etiquetas, constando, ainda, o tipo de prova – de acordo com área de conhecimento do curso pretendido. Segundo a Cotec/Unimontes, em algumas salas dos prédios 1 e 2 do campus-sede, a informação sobre o tipo do exame estava trocada. “Como foi uma questão interna em poucas salas, houve um pequeno atraso para a acomodação dos candidatos”, justifica o presidente da Comissão, Reinaldo Marcos Batista Teixeira.

ANÁLISE DOS CANDIDATOS

Tânia Rachel, candidata

Tânia Rachel Medeiros Leite é candidata ao curso de Medicina (Andrey Librelon)

Candidato aos cursos de Direito (Noturno/grupo 1 e Diurno/grupo 2) pelo sistema de reserva de vagas – categoria egresso de escola pública –, Rafael Alkmim Rodrigues (26 anos) considerou as provas bem elaboradas, embora tenha mostrado dificuldade em resolver as questões de Geografia.

Marcus Vinícius da Luz Veloso também fez uma prova em cada turno. Pela manhã, concorreu ao vestibular de Administração e à tarde ao de História, pelo sistema de reserva de vagas (categoria egresso de escola pública). Se for bem sucedido em ambas, mostra preferência pela segunda área. “Tive alguns contratempos para resolver as questões de Matemática”, assume.

Já a educadora física Tânia Rachel de Oliveira Medeiros Leite, que concorre a uma vaga no curso de Medicina (grupo 1), preferiu elogiar a escolha do tema da prova de redação da manhã: “A Educação no Brasil”. Segundo ela, embora genérico, o assunto é pertinente diante da realidade do setor educacional brasileiro: “fala-se da inclusão e da socialização do acesso ao ensino superior, mas os seus profissionais continuam com sérios problemas na questão salarial”, opinou.

Candidato João Mateus

Para João Mateus Souza calor poderá ser um dos diferenciais

Para os candidatos do turno vespertino, a prova de redação abordou o tema “Sustentabilidade”, o que, segundo a candidata Anne Caroline Nascimento (17 anos) lhe ajudou a discorrer o texto. “É um assunto do dia a dia, associado às leis e ao meio ambiente”, No entanto, confessou a dificuldade em finalizar os exames de Geografia e Sociologia.

Da mesma forma analisou o candidato João Mateus Freitas Souza (20 anos), que concorre duas vezes pelo ingresso na Unimontes: Medicina (grupo 1) e Odontologia (grupo 2). O exame da tarde, segundo ele, “estava mais leve”, inclusive “quanto ao tema da redação”. Por outro lado, lamentou o forte calor. “Isso atrapalha – e muito – a concentração”.