O índice de abstenção foi de 9,49% em todo o 1º Processo Seletivo 1/2014 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizado entre a manhã e o início da noite deste domingo (8/12). Dos 9.807 inscritos – inclusive treinantes –, 931 não compareceram aos locais das provas dos Grupos 1 e 2 em Montes Claros, Belo Horizonte e mais 11 cidades mineiras. Os gabaritos preliminares já estão disponíveis.

GABARITOS

Segundo a Comissão Técnica de Concursos (Cotec), três pessoas foram eliminadas durante os exames por porte de acessório eletrônico (fones de ouvido). Como ampliação das normas de segurança do concurso, a equipe técnica do setor de identificação da Polícia Civil fez o acompanhamento da coleta de digitais dos candidatos e conferência de documentos.

Houve, ainda, seis casos de candidatos que necessitaram de atendimento médico por crise de ansiedade. Duas estudantes foram encaminhadas ao pronto-atendimento do campus-sede e depois foram levadas ao hospital para medicação. Os familiares foram devidamente informados para acompanhá-las.

Igor Emanuel Xavier, estreante em vestibulares (fotos: Andrey Librelon)

Pontuação – A Unimontes distribui 230 pontos entre questões de múltipla escolha e redação. Pela manhã/tarde, foram realizadas as provas do Grupo 1, com 5.776 inscritos. O tema abordado na redação foi sobre o desperdício no Brasil, entre alimentos, vestuários e matérias-primas. Os candidatos optaram na dissertação sobre dois pontos de vista: se o desperdício está associado à pouca educação familiar ou à falta de informação dos brasileiros.

Grupo 1

DSC 0161 - Cópia

A biomédica Ludmila Espínola tentou Medicina

O curso de Medicina, que integra o Grupo 1, é o mais concorrido neste vestibular de final de ano da Unimontes, com 237 candidatos/vaga. “Dentro do estilo que a Unimontes adota em seus vestibulares, posso dizer que fiz uma prova tranqüila”, disse Ludmila Castro Murta Espínola (32 anos), que atualmente trabalha como Biomédica, mas concorrer a uma vaga no curso médico da Unimontes. Para ela,a escolha de um tema do cotidiano foi um facilitador para produzir a redação. “Quem acompanha os noticiários diariamente é bem provável que teve uma certa facilidade em discorrer sobre o tema”, completou.

Suelene Borges dos Santos, de Montes Claros, realizou o vestibular da Unimontes pela terceira vez, pelo sistema de reserva de vagas – categoria egressa de escola pública. Aos 24 anos, pleteia uma vaga no curso de Administração (Grupo 1) e também elogiou a escolha do tema da redação. “Sugeri em meu texto uma campanha de conscientização contra o desperdício”, explicou.

Da cidade de Claro dos Poções, Igor Emanuel Rodrigues Xavier, de 17 anos, é estreante em processos seletivos da Unimontes. Tenta uma vaga o curso de Engenharia Civil, o 5º mais concorrido neste vestibular. “Sei que um curso bem disputado e vou precisar de uma nota diferenciada em Matemática, mas a prova estava difícil; exigiu muito cálculo”, analisou Igor.

Para Viviane de Jesus (17 anos), da cidade de Japonvar (Norte de Minas), apesar da dificuldade sentida nos exames de Filosofia e Sociologia, está otimista para conseguir uma vaga no curso de Direito Noturno em virtude do tema da redação. “Um assunto relacionado ao cotidiano não deixa de ser um facilitador. Realmente, há pessoas que compram mais do que precisam. O desperdício é inevitável”, analisou.

Eduardo

Eduardo comparou os dois grupos

Grupo 2

Juliana1

Juliana gostou da oportunidade de opinar sobre os protestos

Na tarde/noite deste domingo foram aplicadas as provas do Grupo 2, com 3,1 mil candidatos e para os quais a redação destacou como tema a relação entre os problemas sociais, a realização da Copa do Mundo e protestos populares no Brasil. “Desconfiava de um tema associado à realidade. Por isso, gostei do contexto. Esbarrei em Química, mas estou confiante”, observou Alexandre Farias, de 17 anos, que concorre a uma vaga no curso de Ciências Biológicas Bacharelado pela categoria egresso de escola pública.

Eduardo Soares (18 anos) fez uma comparação entre os Grupos 1 e 2, já que realizou as provas em ambos para os cursos de Direito Noturno e Diurno, respectivamente. “Pela manhã, as coisas foram mais tranqüilas. À tarde, a prova de História estava puxada”, disse.

Juliana Kerley Dias, de Porteirinha, prestou O primeiro vestibular na Unimontes. Aos 17 anos, pretende cursar Serviço Social. “Os protestos contra a Copa são justos. Todo mundo tem uma opinião sobre isso e pude expor a minha na redação”, opinou.