Concluídas as três etapas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior do Norte de Minas (PAES/2013), o vestibular seriado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As provas foram aplicadas neste domingo (24/11), pela manhã e à tarde, para os candidatos que cursam as três séries do ensino médio.
Dos 14.817 inscritos, 1058 não realizaram os exames em Montes Claros, Belo Horizonte e mais onze cidades onde a Unimontes possui campus. O índice de abstenção corresponde a 7,14%, um dos mais baixos já registrados pela Comissão Técnica de Concursos da Unimontes (COTEC).
O gabarito das provas está disponível no portal eletrônico www.cotec.unimontes.br. Conforme o edital, o resultado final será divulgado até o dia 24 de janeiro de 2014 e somente os candidatos inscritos na terceira etapa concorrem às 693 vagas distribuídas em 54 cursos da Unimontes.
Análise dos candidatos
Pela manhã, Isabella Placides, de Governador Valadares, realizou as provas no campus-sede. A estudante de 16 anos concorre na primeira etapa do PAES e reconheceu certa dificuldade nas questões de Física e Química, que “exigiram mais concentração e raciocínio”. Já Rafael Sonomura, de Montes Claros, também inscrito na 1ª etapa, considerou as provas de Filosofia e Sociologia as mais difíceis. Por sua vez, Igor Dal Moro, de Januária, teve maior resistência em responder a prova de História.
Os três, no entanto, se sentiram à vontade para resolver as questões de Língua Portuguesa e Matemática. “Muito compreensível a linha de interpretação”, disse Rafael.
Luís Henrique Fonseca, de 16 anos, realizou as provas pela 2ª etapa do PAES, à tarde. “A prova de Português manteve o padrão da Unimontes, com incentivo à interpretação”, explicou. Candidato da 3ª etapa, Hérick Vinícius Gomes, de 17 anos, concorre a uma vaga no curso de Engenharia Civil. “Tive dificuldade na parte de Gramática, mas sinto que compensei na História e na Matemática. De zero a dez, daria nota sete ao meu desempenho nas provas em geral”.Também inscrita na 3ª etapa, Camila Nogueira, da cidade de Coração de Jesus, gostou do tema abordado na redação: o mau uso do dinheiro pelo povo brasileiro. “É um assunto atual e de domínio público. Para quem gosta de ler, ficou até fácil discorrer”, analisou a candidata.