O 2º Processo Seletivo 2013 da Universidade Estadual de Montes Claros, realizado neste domingo (9/06), registrou abstenção de 14,65%. Dos 8.314 inscritos, 1.133 não compareceram aos exames aplicados em Montes Claros, Belo Horizonte, Almenara, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora e Unaí.
De acordo com a Comissão Técnica de Concursos (COTEC), não houve incidentes. Apenas um candidato no campus-sede foi eliminado pelo porte de telefone celular, o que é proibido conforme o edital do processo. Já, em Espinosa, uma jovem precisou de atendimento médico, sem maiores consequências.
A oferta é de 762 vagas em 32 cursos. Medicina é o mais concorrido pelo sistema universal, com 420,29 candidatos por vaga. O Processo Seletivo foi dividido nos Grupo 1, com provas pela manhã e início da tarde (8 às 13 horas), e Grupo 2, com os exames aplicados entre as 13h e 20h.
Lucas Santos Soares Rocha (19 anos), da cidade de Ubaí, tenta pela segunda vez ingressar no curso de Medicina da Unimontes, cujas provas aconteceram pela manhã. Candidato pelo sistema de reserva de vagas pela categoria “Egresso de Escola Pública”, o jovem considerou como “pontual” o tema escolhido para a redação do Grupo 1: o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS. “Foi uma boa escolha, de domínio público. Quem no Brasil não teve uma opinião formada sobre aquela tragédia”, indagou.Candidato a uma vaga no curso de Direito (Noturno), Kaio Anderson Costa (18 anos), de Montes Claros, realizou as provas no período vespertino, que teve como tema na redação a comunicação na relação pessoal. “Quem não se comunica? Um assunto relacionado ao cotidiano é mais fácil de discorrer, embora as informações sejam muitas, ainda mais numa época em que as pessoas utilizam bastante o mundo virtual”, pontuou o candidato.
Patrícia de Jesus Oliva (26 anos), de Montes Claros, preferiu falar sobre as provas objetivas da prova do vestibular de Pedagogia. “Já sabia como seriam as específicas, mas a de História me tomou mais tempo”, prevê a candidata.