Em solenidade realizada nessa quarta-feira (21), à noite, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, foi aberto oficialmente o 5º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. O evento “evidencia o potencial da Universidade Estadual de Montes Claros como referência na produção do conhecimento, na formação profissional e na transformação social”, como destacou o reitor João dos Reis Canela em seu pronunciamento inicial. As atividades prosseguem até o sábado (24), com sete eventos paralelos.

O evento contou com as presenças da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores (e adjuntos) e representantes da administração superior, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores, acadêmicos e dirigentes de instituições de ensino superior. O Coral Universitário fez a apresentação de três canções da cultura popular do Norte de Minas e do Nordeste Brasileiro.

“As lutas fazem parte da história da Unimontes e, na atual gestão, em meio aos contratempos e às virtudes, percebemos o quanto é importante o compromisso de todos com a educação superior e com a transformação regional. Com esse poder de realização, faremos mais pelo ensino superior”, completou o reitor.

Coral da UnimontesNOVIDADE – Na oportunidade, o professor João Canela anunciou a inclusão do curso de Engenharia Civil, já aprovado pelos conselhos superiores, entre aqueles que serão ofertados no 1º Processo Seletivo/2011, em dezembro próximo.

Presidente da comissão organizadora do 5º Fepeg, a pró-reitora de Ensino Anete Marília Pereira resumiu a promoção como uma grande ousadia ao congregar todas as ações desenvolvidas pela Unimontes em um mesmo espaço. “Além de apresentarmos resultados das atividades curriculares, pesquisas, projetos e programas, criamos a oportunidade de promover discussões, refletir sobre a o atual momento da Universidade e criar perspectivas para nos novos avanços”, reforçou a pró-reitora.

DOUTORADO EM PARCERIA

Diretor-adjunto de Ciências Fapemig Hercílio Martelli JúniorDiretor-adjunto de Ciências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o professor Hercílio Martelli Júnior ministrou a palestra de abertura do Fórum, com destaque para as ações do Governo de Minas e instituições de ensino superior no fomento à pesquisa, formação profissional e na oferta de bolsas, desde alunos do ensino básico até os pós-doutores.

Na sequência, ele adiantou que estão em andamento os estudos da Unimontes junto à faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (SP), com sede em Ribeirão Preto, para a implantação de um novo doutorado interinstitucional (dinter) em Odontologia.

No ano que vem, através da Fapemig, segundo informou o professor, Minas Gerais será o primeiro estado brasileiro a oferecer um programa específico de financiamento para pós-doutorado, com 36 bolsas. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será parceiro da iniciativa. Hercíllio Martelli Júnior também é docente nos mestrado e doutorado em Ciências da Saúde e do departamento de Odontologia da Unimontes.