“Não adianta fazer ciência sem humanizar nossas ações e práticas. Não adianta alcançar avanços tecnológicos sem pensar no outro e nas relações humanas”. A afirmação é do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, durante a solenidade de abertura da “Campanha Outubro Rosa”, parceria entre a Unimontes e a Associação Presente de Apoio ao Paciente com Câncer – Padre Tiãozinho.

O evento, realizado na noite dessa terça-feira, no auditório do prédio 6 (campus-sede), reuniu médicos, pesquisadores, estudantes e convidados. A proposta é, com inúmeras atividades sociais, educativas e culturais ao longo do mês, potencializar a divulgação sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio de exames e de consultas regulares. Além da Unimontes, outras Instituições de Ensino Superior também apoiam a campanha: Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Funorte e FIP-MOC.

A médica oncologista Priscila de Sá Miranda Soares, presidente da Associação Presente, destacou a parceria com a Universidade. “Temos orgulho de estar ao lado de professores, pesquisadores e acadêmicos nesta missão de prevenir o câncer. A comunidade acadêmica contribui de forma significativa com o nosso trabalho e tenho certeza de que esta parceria dará melhores frutos e ações a favor da nossa comunidade”, ressaltou.

abertura outubro rosa

Confira:

Veja as fotos do lançamento

Programação

DEPOIMENTOS – Durante a solenidade, duas mulheres assistidas pela Associação Presente deram testemunhos. A primeira foi Camila Porto Carvalho Gonçalves que ressaltou sua relação com o câncer de mama, diagnosticado em abril deste ano. “Ao longo de toda a descoberta do meu câncer, percebi o quanto Deus tem um plano para cada um de nós e o quanto Ele nos dá o amor necessário, a cura emocional e espiritual para enfrentar nossas batalhas. Tive ainda o apoio imprescindível da minha família e de toda a equipe da Associação Presente. Se não fossem essas pessoas não sei se encararia com tanta fé e esperança”, disse a paciente.

A segunda paciente a dar depoimento foi a senhora Marli Vilelaque, que também revelou a importância de ter pessoas ao lado num momento tão difícil da descoberta e de tratamento da doença. “Médicas como a doutora Priscila e pessoas que estiveram ao meu lado, além da fé. Tudo isso nos fortalece e quando vimos, já estamos ali enfrentando o câncer e dando testemunho como agora”, disse.

PROJETO VIDA

A solenidade contou também coma apresentação do projeto “Vida” de extensão da Unimontes, que atua diretamente com mulheres em tratamento do câncer. Segundo a coordenadora, professora Claudiana Donato Bauman, do Departamento de Educação Física e do Desporto, o projeto trabalha com ações de autoestima com as pacientes diagnosticadas com a doença. “Um valioso instrumento de ajuda na luta contra a doença”, resume.

abertura outubro rosa - 1

PALESTRA

Após a solenidade de abertura, o público acompanhou a palestra da mastologista Bertha Andrade Coelho, que abordou o tema “Fatores de Risco, Proteção e Prevenção ao Câncer de Mama”. A médica retratou de forma objetiva e clara os fatores de risco, as formas de prevenção e os tratamentos oferecidos.

Também voluntária da Associação Presente, ela aproveitou para destacar a importância da solidariedade e da ajuda de todos na prevenção e acompanhamento dos pacientes. “Temos informações, serviços e tratamentos, mas é necessário resgatar o sentimento de solidariedade na classe médica, na família e na sociedade, além de estimular a participação de empresas e instituições. Assim, conseguimos combater a doença”, disse.