Eventos prosseguem até sexta, com mais de 2 mil inscritos
Foi aberto na tarde desta segunda-feira (10/5) e prossegue até a próxima sexta-feira (14/5), o 1º Simpósio Internacional Lingua(gem), Ação e Reflexão, realizado juntamente com o VII Seminário de Pesquisa em Letras, em formato online. O simpósio internacional teve mais de dois mil inscritos, contando com a participação de professores e acadêmicos brasileiros, da França, México, Portugal e outros países.
A iniciativa é da Coordenação Didática do curso de Letras Português (Departamento de Comunicação e Letras), em parceria com as coordenações do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), com o apoio da diretoria do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes. Os simpósios, conferências e minicursos são transmitidos pelo Google Meet (Google) e pelo canal da Unimontes no YouTube.
>> A programação pode ser conferida em www.silar.unimontes.br
A cerimônia oficial do simpósio e do seminário conjuntos, realizada na tarde desta segunda-feira, contou com a participação da vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu, representando o reitor, professor Antonio Alvimar Souza. A vice-reitora salientou que o distanciamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19), obrigou a realização das atividades pelo sistema online. “Mas, a pandemia não nos impede de aproximarmos e debatermos nossas ideias. Aqui é o lugar. A Universidade é o espaço de produção e difusão do conhecimento. A participação de todos vocês neste evento, em momento tão difícil que passa a humanidade, é muito importante”, enfatizou a vice-reitora.
A cerimônia pelo sistema virtual contou também com as presenças da coordenadora do Simpósio Internacional e do Seminário de Pesquisa em Letras, professora Maria Cristina Ruas de Abreu Maia (que também coordena o curso de Letras Português da Unimontes); e com a coordenadora adjunta do Curso de Letras Português, professora Arlete Ribeiro Nepomuceno.
A conferência de abertura foi proferida pelo professor Carlos Alberto Marques Gouveia, da Universidade de Coimbra (Portugal). Ele abordou o tema “O lugar do gênero no escopo de uma teoria de descrição gramatical”.
Inspiração na grandeza do sertão
A coordenadora do Simpósio Internacional e do Seminário de Pesquisa em Letras, professora Maria Cristina Ruas de Abreu Maia (que também coordena o curso de Letras Português da Unimontes), salientou a importância dos dois eventos sediados pela Unimontes. Lembrou que a Universidade está “cravada no sertão” retratado na obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa.
Ela destacou que no sertão nasceu a inspiração para a organização do simpósio em nível internacional e do seminário de pesquisa em Letras. “O sertão é do tamanho do mundo. O sertão é dentro da gente. Este espírito de ser grande, que surge dentro da gente, de que fala Guimarães Rosa, é o que espírito desta Universidade, escrita em letras, rimada em versos, narrada na boa prosa. Esta entoada que 1º Simpósio Internacional Língua(gem), Ação e Reflexão, o VII Seminário de Pesquisa em Letras”, afirmou a coordenadora.