Foi aberto nesta segunda-feira (25/9), o prazo para renovação de matrículas do segundo semestre letivo/2017 para os alunos veteranos dos cursos da Universidade Estadual de Montes Claros. A partir de agora, conforme os critérios estabelecidos na Resolução 139, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), as matrículas devem ser feitas por disciplinas – medida aplicada a todos os cursos da Unimontes a partir deste semestre.

Os alunos deverão acessar o sistema do http://webaluno.unimontes.br para a renovação on-line da matrícula. A migração é automática para o novo sistema. A Secretaria Geral observa que há prazos específicos por cursos, conforme cronograma estabelecido no comunicado oficial sobre as renovações de matrículas.

As datas são as seguintes: 25 e 26/9 – Engenharia Civil, Educação Física Bacharelado e Educação Física Licenciatura; 27 e 28/9 – Administração (Montes Claros e Brasília de Minas), Ciências Contábeis (campus-sede), Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Sistemas, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Nos dias 29 e 30/9, devem renovar a matrícula os veteranos dos cursos de Ciências da Religião, Filosofia, Geografia (Montes Claros e Pirapora), História (Montes Claros e São Francisco), Letras Espanhol, Letras Inglês (campus-sede e demais campi) e Letras Português (campus-sede e demais campi).

Confira

O cronograma prossegue em outubro: 1º e 2/10 – Enfermagem, Medicina, Odontologia, Química e Matemática (campus-sede e demais campi); 3 e 4/10 – Agronomia, Artes Música, Artes Teatro, Artes Visuais, Ciências Biológicas/Bacharelado, Zootecnia e Ciências Biológicas/Licenciatura (Montes Claros e Unaí); 5 r 6/10 – Educação Física (Januária), Pedagogia (campus-sede e demais campi), Tecnologia em Agronegócios e Tecnologia em Gestão Pública (campus-sede e demais campi).

Em caso de dificuldade diante das mudanças implantadas, os alunos poderão preencher o requerimento administrativo na Secretaria Geral, no campus-sede, ou nas secretarias setoriais, nos demais campi.

DEMAIS ORIENTAÇÕES

Segundo a Secretaria Geral, no sistema de matrícula por disciplinas são observados alguns pontos: não haverá retenção com 4 (quatro) ou mais dependências e o aluno poderá antecipar disciplinas dos períodos posteriores, desde que já tenha cursado a(s) disciplina(s) pré-requisito, ou desde que a disciplina pleiteada não tenha pré-requisito.

No sistema do “Webaluno”, o aluno deverá selecionar todas as disciplinas que deseja cursar no semestre letivo 2/2017: mínimo de 4 (quatro) disciplinas (inclusive as que deseja antecipar); uma disciplina obrigatoriamente do período subsequente ao cursado no semestre letivo 1/2017; dependências e/ou adaptações que deseja cursar. Ficarão dispensados dessas exigências, aqueles alunos que estiverem cumprindo apenas dependências e/ou adaptações.

Ainda conforme o comunicado, o aluno deverá observar e respeitar o turno do seu curso na seleção das disciplinas para renovação. Somente será homologada a matrícula em turno diverso para dependência e/ou adaptação.

Caso seja necessário o preechimento do requerimento de dependência/adaptação: deverão constar a disciplina, curso, período e o turno nos quais o acadêmico deseja ser matriculado. Os requerimentos que não cumprirem estas condições serão automaticamente indeferidos e arquivados.

Renovação de matrículas – por disciplina
Período: Segundo semestre – 2017
Prazo: 25/9 a 6/10