que terá como eixo temático “Mídias gênero e poder”. A iniciativa é da coordenação do Programa de Pós-graduação em História da Unimontes. As inscrições para mesa redonda e comunicações poderão ser feitas até o dia 20 de março, através do email: sphistoriasocial@gmail.com

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). As atividades serão desenvolvidas no auditório do prédio 2, no Centro de Ciências Humanas (CCH).  O objetivo é reunir historiadores, profissionais de áreas afins e estudantes de pós-graduação, visando fomentar as discussões sobre o eixo temático “mídias, gênero e poder”. 

Conforme a professora Claudia de Jesus Maia, da coordenação do seminário, a proposta é “discutir a importância das mídias nas construções sociais e políticas de gênero, instituindo representações e significados sobre o feminino, o masculino, o corpo, as sexualidades e as identidades, bem como nas várias formas de organização e no exercício do poder”. 

“Jornal, rádio, televisão, cinema e internet são instrumentos comunicacionais e importantes práticas discursivas que estabelecem valores, significados, formas de comportamento e de pensar o mundo. Influenciam decisões, medidas políticas e formam opinião. Por isso, constituem, necessariamente, fontes privilegiadas para a pesquisa historiográfica e para os pesquisadores interessados em compreender a sociedade contemporânea”, observa a professora Claudia Maia. 

Ela salienta que a expectativa é que o encontro venha contribuir para a divulgação de metodologias e resultados de pesquisas. Desta forma, ressalta, será possível avançar o debate em torno da utilização das mídias como fontes históricas, especialmente para o estudo das relações de gênero e de poder. 

Estão previstas mesas redondas e apresentações de comunicações por pesquisadores, doutores, mestres, graduados e estudantes de pós-graduação. Também haverá mostras de vídeo e exposição de fotografias, que será coordenada pela professora Marta Verônica Vasconcelos Leite. Os interessados poderão se inscrever para apresentar vídeos, CDs, programas interativos e multimídias, produzidos especialmente com finalidades didáticas. Também poderão propor seções de cinema comentado.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia