O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas para o exame. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas. Ambos seguem os critérios estabelecidos pelo Inep.
Para se candidatar, é obrigatório que os interessados estejam em exercício de atividade docente na graduação e vinculados à instituição de ensino superior. Os selecionados passam por capacitação, na modalidade a distância.
Na edição de 2015, serão avaliados os cursos que conferem diploma de bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Banco – Criado em 2010, o banco de itens do Enade tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar, por meio do exame, o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.
Confira o Edital nº 05/2015, publicado nesta quinta-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU)
Acesse o sistema de inscrição
Fonte:Assessoria de Comunicação Social do Inep