Na edição anterior da OBMEP, o Norte de Minas registrou pouco mais de 200 mil participantes do ensino fundamental e médio (Arca Universal)

Estão abertas as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP/2011. Cada instituição deverá se inscrever pela internet, através do portal eletrônico www.obmep.org.br e o prazo se estenderá até o dia 3 de junho. As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 16 de agosto.

A OBMEP é uma realização dos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e das universidades públicas, com o objetivo despertar maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas, além de valorizar o trabalho dos professores da área.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem participação direta no evento como responsável do Polo 7 (Norte de Minas), sendo as atividades supervisionadas pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), com a participação de docentes (8) e de seis acadêmicos (bolsitas) do curso de Matemática.

Na edição anterior, inscreveram-se cerca de 200 mil estudantes de 505 escolas públicas do ensino fundamental e médio do Norte de Minas. Na premiação em nível nacional, conquistaram 26 medalhas, sendo 6 de ouro, 7 de prata e 13 de bronze, com destaque para a Escola Estadual Professor José Américo Barbosa, de Mato Verde, e o Colégio Tiradentes, de Montes Claros, da Polícia Militar.

O professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, coordenador regional, salientou que “cresce a cada ano o número de escolas e de participantes da olimpíada da Matemática, o que comprova o sucesso do empreendimento no Norte de Minas Gerais. Deve-se frisar o excelente desempenho dos alunos da região coordenada pela Unimontes, contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze”, concluiu.