Estão abertas as inscrições para o II Seminário Nacional de Pesquisa em História Social – “Leituras do Poder –”, que será realizado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre 26 a 28 de outubro. A iniciativa é da coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História e o prazo de inscrições de trabalhos para apresentação está aberto – até 16 de setembro.

O evento é voltado para de estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, professores do ensino superior e do ensino básico e outros profissionais. As inscrições para os ouvintes em simpósios, mesas redondas e conferências seguem até 26 de setembro, somente pela internet.

Confira

Conforme a coordenação, o Seminário Nacional de Pesquisa em História Social tem como objetivo dar continuidade às discussões iniciadas na primeira edição (2013), que teve como tema “Mídias, Gênero e Poder”. Na segunda edição, serão discutidas as formas de expressão e as visibilidades das diferentes maneiras de poder da sociedade. A proposta é estabelecer um diálogo amplo com diferentes vozes da produção historiográfica atual, promovendo um debate sobre as diferentes linguagens do poder.

Além de reunir historiadores, profissionais de áreas afins e estudantes de pós-graduação para fomentar as discussões e as reflexões sobre gênero, cultura visual, o evento abre espaço para analisar e discutir as relações étnico-raciais, política e historiografia em consonância com as problemáticas que envolvem as relações e o exercício do poder.

Os coordenadores concluem: a partir desta edição, que o seminário possa “contribuir para a divulgação de metodologias e resultados de pesquisas; avançar o debate em torno da utilização das mídias como fontes históricas, especialmente para o estudo das relações de gênero e de poder”.

II Seminário Nacional de Pesquisa em História Social
Tema central: “Leituras do Poder”
Período: 26 a 28 de outubro
Inscrições: 16 de setembro – apresentação de trabalhos