No período de 29 a 31 de agosto, acontecerá na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) o I Congresso de História com o tema “História Sociedade Cultura e Política”. Na programação, minicursos, simpósios, mesas redondas e conferências. As inscrições para a apresentação de trabalhos já estão abertas e podem ser feitas no departamento de História, que organiza o evento juntamente com a Coordenação Didática do curso de Graduação e com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História.

Com o objetivo de reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de áreas afins, o congresso marcará as comemorações dos 50 anos de criação do ensino superior no Norte de Minas e dos 45 anos de existência do curso de História da Unimontes. Nesse período, lembra a coordenação, “a história da Universidade ascendeu nossas perspectivas e desafios, influindo diretamente no projeto do curso, nas atividades do ensino, da pesquisa e da extensão dentro e fora de nosso município, onde os profissionais da área de história e afins têm atuado”.

VEJA O PORTAL DO EVENTO

Ainda conforme a coordenação, o encontro terá como finalidade “promover debates sobre temas e abordagens históricas da atualidade de forma crítica e contextualizada, enfatizando as produções realizadas no âmbito dos saberes da sociedade, da cultura e da política”. Desta forma, o congresso também visa iniciar uma nova etapa de discussões sobre as produções realizadas no âmbito da Unimontes, tanto no curso de graduação como na Pós-Graduação Lato sensu e no Mestrado em História.

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO MESTRADO

O congresso contará com a participação efetiva dos professores e alunos do Programa de mestrado em História da Unimontes. Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, o mestrado em História foi criado em novembro de 2010 e teve suas atividades iniciadas em março de 2011. Atualmente, o programa conta com 30 alunos regularmente matriculados e outros 30 alunos em disciplinas especiais, com duas linhas de pesquisa: “Cultura, Relações Sociais e Gênero” e “Poder, Trabalho e Identidade”.

PROGRAMAÇÃO

A programação prevê para o dia 29, às 16 horas, a mesa redonda “Cidade e Sertão: Imprensa, Patrimônio Cultural e Escrita de História”. A abordagem será feita pelas professoras Rejane Meirelles e Luciene Filomena Reis. No mesmo dia, às 19h30, o professor Haruf Salmen Espíndola, da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), vai enfocar o tema “História, território e identidades”.

No dia 30, às 16 horas, estará em discussão o tema “História, Cultura Material e Relações Sociais”, com abordagem das professoras Jeaneth Xavier de Araújo e Susi Karla Almeida Santos. Às 19h30, será realizada a mesa redonda “Ensino de História e Perfil Profissional – os cursos de história no Brasil”, com conferência da professora Selva Guimarães, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

“As representações sociais no fazer historiográfico e interdisciplinaridade proponentes” será o tema da mesa redonda marcada para o dia 31 de agosto, às 16 horas, com abordagem pelas professoras Helen Ulhôa Pimentel (Unimontes) e Ludmila Moreira, da Universidade de Brasília (UnB). Às 19h30, acontecerá a conferência “Arquivos da escravidão: fontes para a história social, política e cultural”, que será apresentada pelo professor Renato Pinto Venâncio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

COMO SE INSCREVER

As inscrições para apresentação de propostas para mesas-redondas e minicursos serão recebidas até 16 de agosto. Já os interessados na apresentação de comunicações em simpósios temáticos ou pôsteres deverão se inscrever até 20 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no departamento de História (38 3229-8239) ou na Coordenação Didática de História (38 3229-8232).