Evento será realizado de 4 a 7 de novembro no campus sede da Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros promoverá, no período de 4 a 7 de novembro, o II Congresso Internacional de Educação e Diversidade: Inclusão e Formação Docente. O evento é organizado por intermédio do Departamento de Educação, da Pró-Reitoria de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei) da Unimontes, com o apoio de parceiros, entre os quais a Universidade Evangélica do Paraguai (UEP), o Ministério da Educação e Ciência do Paraguai e a Universidade de Alcalá (Espanha).

Conta ainda com o apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Estado de Minas (UEMG) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM).

As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas no link: https://doity.com.br/ii-congresso-internacional-de-educacao-e-diversidade

Com a temática “Diversidade, Formação e Saberes Docentes”, o evento buscará articular o compartilhamento de experiências, saberes e práticas pedagógicas entre pesquisadores, docentes, discentes da graduação e pós-graduação, gestores educacionais e demais profissionais da área da educação, tanto do Brasil quanto do exterior.

Por meio de conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, colóquios e seminários temáticos, o encontro objetiva promover o diálogo interdisciplinar e a troca de experiências exitosas em contextos diversos, fortalecendo a cooperação acadêmica e científica em âmbito nacional e internacional.

As atividades vão acontecer no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus sede da Unimontes. O Congresso Internacional de Educação e Diversidade: Inclusão e Formação Docente tem como presidente a professora Silvana Diamantino França, do Departamento de Educação e do Profei/Unimontes.

A coordenação destaca que “o evento se consolida como um espaço privilegiado de interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, voltado à reflexão crítica e propositiva sobre os rumos da formação docente diante dos desafios contemporâneos impostos pela diversidade”.

A proposta do congresso parte da compreensão de que a formação de professores deve estar atenta às múltiplas dimensões socioculturais que compõem o cenário educacional brasileiro e internacional. As exigências do mundo contemporâneo impõem às instituições formadoras de docentes a responsabilidade de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, que valorizem as diferenças, respeitem as singularidades e estejam comprometidas com a construção de uma educação democrática, equitativa e socialmente referenciada.

Eixos temáticos

Foram definidos cinco eixos temáticos para a submissão de trabalhos científicos no congresso,  contemplando áreas emergentes e estruturantes da educação contemporânea, sendo eles:  “Educação Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas”, “Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais”, “Políticas Públicas e Gestão Educacional na Perspectiva Inclusiva”, “Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente” e “Educação do Campo, Indígena e Quilombola: saberes, territórios e direitos”.

Eventos acadêmicos
Além das atividades centrais, o congresso terá uma programa ampla e diversidade, na qual estão inseridos outros eventos acadêmicos de grande relevância: Seminário do Profei/Unimontes, II Seminário Subprojetos Pedagogia Educação Inclusiva – PIBID, III Colóquio Educação e Saúde, IV Fórum de Educação Inclusiva: Letramento Racial, VII Seminário do NUSI/Unimontes: Diálogos na formação do professor e a pessoa com deficiência e XII Seminário Diálogos Universitários com o Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional – PAPPO.

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