Abertas até o dia dois de julho as incrições para seleção de candidatos ao curso de Mestrado em Sociedade,Ambiente e Território em associação com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O curso aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), conta com professores das duas instituições e ficará sediado em Montes Claros. São vinte vagas e as inscrições podem ser feitas ser feitas na sala 14 do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD) do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA/UFMG), na Av.Universitária, 1.000 – Bairro Universitário – CEP 39 404-547, Montes Claros, MG, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos escolares, no horário de 8h30 às 11h30. As inscrições poderão também ser enviadas pelo Correio. Mais informações no endereço eletrônico : http://www.ica.ufmg.br/mestradosat/
O objetivo do programa de mestrado é formar profissionais para compreender a relação entre sociedade, ambiente e territórios. O curso tem caráter interdisciplinar com a articulação dos conhecimentos das diversas áreas das Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas para fornecer ao mestrando habilidade para analisar dinâmicas sociais, ambientais e espaciais.
O edital pode ser conferido no portal da Unimontes e no portal da UFMG. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 118,98 (cento e dezoito reais e noventa e oito centavos). O processo de seleção será constituído de quatro etapas, compreendendo: (1) avaliação do Currículo Lattes, (2) avaliação escrita de conhecimento de inglês instrumental, (3) avaliação escrita de conhecimentos específicos na área do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território e (4) entrevista.
NORTE DE MINAS
O novo mestrado associado inclui propostas de estudos sobre temas como “desenvolvimento”, “territórios”, “programas públicos”, “transformações demográficas” e “populações rurais”. As duas universidades que fizeram a proposta são instituições públicas de ensino superior, UFMG e Unimontes, ambas com campus em Montes Claros.
Esta porção Norte de Minas Gerais está na “fronteira” com o Semiárido e polariza o Norte, Noroeste, porções do Noroeste mineiro e do sudoeste da Bahia. Nesta grande área existem atualmente dezenas de cursos de graduação em instituições públicas e privadas de ensino superior que asseguram a formação profissional em diversas áreas do conhecimento.
O curso de mestrado vem suprir uma lacuna no que respeita à pós-graduação na região, com poucos os cursos voltados para questões emergentes da sociedade, como gestão de recursos naturais, a diversidade das populações tradicionais e a condução de programas públicos.
A equipe do curso é composta por professores doutores da UFMG e Unimontes: Flávia Galizoni, Eduardo M. Ribeiro, Hélder Augusto e Luiz Paulo Rezende, do Instituto de Ciências Agrárias (Montes Claros); Andréa Zhouri (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Fafich), Klemens Laschefski (Instituto de Geociências/IGC), Heloísa Moura Costa (IGC), Roberto Rodrigues (Faculdade de Ciências Econômicas/FACE) e Roberto Monte-Mor (FACE), todos da UFMG.
Da Unimontes participam Andréa Narciso de Paula, Daniel Coelho de Oliveira, Felisa Anaya, Isabel Cristina Barbosa de Brito, Iara Soares de França, Maria Helena de Souza Ide e Rômulo Soares Barbosa.