A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) dá sequência às atividades da campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar a comunidade para a prevenção do câncer de próstata. A campanha foi aberta oficialmente quinta-feira (03/11) em Montes Claros e, na sexta-feira e sábado, movimentou o município de São Francisco, onde aconteceram também as ações do  “Unimontes Solidária”, projeto de extensão da universidade. O “Novembro Azul” prosseguirá até 30 de novembro com uma série de atividades,  coordenadas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. Nesta terça-feira, a ação tem prosseguimento com palestra no campus-sede, dentro do projeto “Pérolas para a Alma”.

A cerimônia de abertura, presidida pelo reitor João dos Reis Canela,  contou  com as presenças dos representantes dos parceiros da instituição na campanha:  Loja Maçônica Vigilantes do Norte, Arquidiocese de Montes Claros, Intertv Grande Minas, Polícia Militar, Rádio Educadora/Transamérica 95,1 FM e Hospital Dilson Godinho e Lions Clube Montes Claros Sertanejo. No âmbito da Universidade, participam da campanha o Hospital Universitário Clemente de Faria, a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e a Rádio Unimontes 101,1 FM.

As ações em São Francisco, inseridas no “Unimontes Solidária”, fizeram parte das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa do município. Participaram 28 acadêmicos dos cursos de graduação do campus-sede: Artes/Música, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Letras, Medicina, Odontologia e Pedagogia. Eles foram supervisionados por dois professores da Pró-Reitoria de Extensão.

Na manhã de sexta-feira, foi realizada uma passeata pelas ruas da cidade, chamando atenção para a prevenção do câncer de próstata. A iniciativa envolveu alunos do campus da Unimontes em São Francisco e estudantes de escola de ensino médio da cidade. No encerramento, houve apresentação de dança de zumba, por um grupo do curso de Educação Física.

IMG-20161107-WA0012No sábado, pela manhã, a campanha “Novembro Azul” foi realizada durante a feira livre da cidade, com a distribuição de folhetos explicativos sobre as medidas para a prevenção do câncer de próstata e o repasse de informações sobre outras doenças masculinas. Foi feito atendimento da população, com testes de glicemia (glicose) e medidas de pressão arterial.

CINEMA COMENTADO

O coordenador da CAE/Unimontes, professor Gilson José Fróes, destaca que um dos pontos altos das ações em São Francisco foi o “Cinema Comentado”, com a exibição do filme “Diálogo do Crack”, produzido pelo servidor técnico-administrativo da Unimontes Adilson Cardoso. Na sexta-feira à noite, houve a exibição para os alunos do Campus de São Francisco e para a comunidade em geral. No sábado à noite, o filme sobre a prevenção das drogas foi voltado apresentado na Fundação Caio Martins (Fucam), tendo na plateia alunos do ensino médio da cidade de Pintópolis. Também no sábado, durante o dia, na Fucam, aconteceram palestras sobre saúde da mulher, hipertensão, gravidez na adolescência e prevenção ao consumo de drogas.

PARCERIA COM O PROJETO PRESENTE

Nesta terça-feira (8/11), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede), o projeto “Pérolas para a Alma”, com uma palestra do Youtuber Thiago Rodrigo, de Joinville/SC, autor do vídeo motivacional “Ubuntu”. O tema é “Indesistível”, com participação gratuita da comunidade. A ação será realizada em parceria com a Associação Presente de Apoio ao Paciente com Câncer – Padre Tiãozinho.  Durante este mês, os profissionais e médicos voluntários da associação vão proferir  palestras em escolas e empresas de Montes Claros e região para alertar as pessoas sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

No dia 18 a blitz educativa do “Novembro Azul” acontecerá no Posto Opção, de 14 às 18 horas, próximo à Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte).  No mesmo dia, a campanha também será desenvolvida junto aos motoristas no Anel Rodoviário, com o apoio da Policia Militar Rodoviária. O “Novembro Azul” será encerrado no dia 27 de novembro, de 8 às 13 horas, com uma série de atividades no Parque Municipal Milton Prates.

CAMPANHA NAS IGREJAS

A campanha “Novembro Azul” será desenvolvida durante as celebrações e eventos religiosos nas igrejas católicas de Montes Claros, com divulgação de informações sobre os cuidados preventivos do câncer de próstata e de outras doenças que acometem os homens. As Rádios Unimontes e Educadora/Transamérica vão divulgar a campanha em suas programações, com de flashes do “Momento Azul”.

As informações voltadas para a conscientização  serão compartilhadas pela Intertv/Grande Minas na sua programação. Haverá também a venda de camisas alusivas ao movimento. A renda desta comercialização será revertida à Associação das Amigas Voluntárias do HUCF (Avahu).

TAGS:DDRH