Os jovens devem ter uma atenção especial com os idosos, tratando-os com dedicação e respeito. Com o propósito de despertar esta sensibilidade e a conscientização entre a comunidade em geral, os acadêmicos do 7º período do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) fizeram uma visita ao “Lar das Velhinhas” (Centro Feminino de Longa Permanência), em Montes Claros, no último dia 23.
Na oportunidade, os estudantes também realizaram uma ação solidária, com a doação de roupas e de fraldas geriátricas para a instituição filantrópica, que, atualmente, assiste a 63 internas. A entidade sobrevive com a ajuda da comunidade e, neste período, com a chegada do período de temperaturas amenas, aumenta a demanda por fraldas geriátricas e agasalhos.
A visita ao Lar das Velhinhas foi uma atividade desenvolvida dentro da disciplina “Demografia”, ministrada pela professora Gildette Soares Fonseca. “O objetivo da visita foi de sensibilizar os jovens de forma que entendam a necessidade de ações de solidariedade para com os idosos, correlacionando o conteúdo de envelhecimento da população brasileira com a realidade”, explica a professora.
Ela lembra que o aumento da expectativa de vida da população significa desenvolvimento social. “Mas, em muitas culturas, o idoso é um “fardo” para os familiares, além de ser esquecido pelos governantes. No Brasil, devido à vulnerabilidade que vive a maioria dos idosos, é urgente rever as políticas públicas no intuito de preservar o papel social do idoso, sua reinserção na sociedade, além de defender sua autonomia e mobilidade”, ressalta Gildette Fonseca.
SERVIÇO
LAR DAS VELHINHAS – CENTRO FEMININO DE LONGA PERMANÊNCIA
Rua João Pimenta, 65, Centro, Montes Claros – MG
Contato para doação: (38) 3221-1299