Pela primeira vez na história, o continente sul-americano recebe uma edição dos Jogos Olímpicos modernos. Há dois dias, o Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras como Brasília e Belo Horizonte já respiram os ares da Olimpíada Rio 2016. Os detalhes dos 120 anos dos eventos que unem os povos através do esporte, da Grécia ao Brasil, podem ser conferidos numa exposição temática no Museu Regional do Norte de Minas, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (MRNM/Unimontes).

A Mostra “Sala Olímpica”, como resumem os curadores e professores do curso de Educação Física da Unimontes Georgino Jorge de Souza Neto e Rogério Othon Teixeira, faz uma viagem no tempo ao longo das 28 edições das Olimpíadas. As visitações começam nesta sexta-feira (5/8) e se estenderão até 9 de setembro, de 8 às 17h30.

O acervo vai desde a reprodução dos cartazes oficiais de todas as edições dos Jogos até raridades como uma versão original da Alemanha de um álbum Ilustrado sobre a Olimpíada de Los Angeles (EUA), em 1932. Outra atração está na réplica de uma bola de futebol utilizada na Olimpíada de Londres, em 1908.

Segundo os curadores, a mostra oferece, ainda, aos visitantes a exibição de dois documentários sobre a história dos Jogos Olímpicos. “Os pôsteres oferecem painéis com as explicações sobre cada edição dos jogos”, resume Georgino Neto.

SERVIÇO

Exposição “Sala Olímpica”
Local: Museu Regional do Norte de Minas
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
Período: 5 de agosto a 9 de setembro
Funcionamento: terça a sexta-feira – 8 às 17h30
Entrada: gratuita

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia