Nesta quarta-feira (29/8), a partir das 19h30, acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), antigo casarão da Fafil, o show de lançamento do CD “Choro do Cerrado”, com músicas de autoria do compositor, violeiro e cantador Téo Azevedo, que, pela primeira vez em mais de 50 anos de carreira compôs músicas no formato instrumental (chorinho). Com entrada gratuita, o espetáculo marcará a abertura oficial do evento “A Gosto da Unimontes”, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Coordenadoria de Extensão Cultural.

O “A Gosto da Unimontes” prossegue até sexta-feira (31/8), com atividades culturais abertas ao público externo e também à comunidade acadêmica. A programação movimenta ainda o campus-sede da Universidade. Nesta quarta-feira, haverá no Museu Regional a apresentação da “Camerata de Violões”, projeto extensionista da Unimontes. O CD “Choro do Cerrado” é uma iniciativa da Unimontes, por intermédio do “Projeto Roda de Choro”, em parceria com o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e com o compositor Téo Azevedo.

Os trabalhos para a gravação foram iniciados em 2016. O CD reúne 12 composições inéditas de Téo Azevedo, que foram gravadas pelo Grupo “Roda de Choro”, coordenado pelo professor Luciano Cândido. O disco conta também com composições de autoria de outros dois grandes nomes da cultura do Norte de Minas: “Amo-te Muito”, do compositor de seresta João Chaves; e “Rebenta Boi”, poema de autoria do escritor Cândido Canela, em parceria com o próprio Téo Azevedo. A música “Amo-te Muito” é interpretada pela solista Cristiane Faria Franco, do curso de Artes/Música da Unimontes. O poema “Rebenta Boi” é interpretado por Daniel Marcelo, com a participação da cantora Juliana Peres.

Criado em 2003, o Roda de Choro constitui-se em projeto de extensão da Unimontes, vinculado ao Departamento de Artes. O projeto tem como objetivo aglutinar músicos e estimular a formação de grupos e a prática da música instrumental brasileira. Visa promover o desenvolvimento musical e cultural dos participantes, oferecendo a oportunidade para a valorização do acervo musical e regional, além de proporcionar a descoberta de novos talentos.

O grupo é formado por professores e acadêmicos da Unimontes, egressos e por músicos convidados. A produção do CD “Choro do Cerrado” é destacada por Téo Azevedo, um dos maiores expoentes da música regional. Ele é conhecido pela sua música de raiz e pela defesa do cerrado, da cultura e das tradições do povo norte-mineiro. “Eu nasci na região cerrado, que considero o bioma mais importante do país. É a primeira vez no Brasil que é gravado um CD de choro dedicado ao cerrado”, afirma Téo Azevedo, entre outras distinções, foi vencedor do Premio Grammy Latino 2013, na Categoria “Disco de Raíz”, pelo album  Salve Gonzagão – 100 anos, em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o “rei do baião”.

SERVIÇO:
Lançamento do CD “Choro do Cerrado” – “A Gosto da Unimontes”
Data: Quarta-feira (29/08)
Horário: 19h30min
Local: Museu Regional do Norte Minas – Rua Coronel Celestino, 74, Centro de Montes Claros
Entrada: gratuita