A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza, nesta terça-feira (05/08), a cerimônia de abertura do evento “A Gosto da Unimontes”, que se estende até a próxima sexta-feira (08/08). A abertura oficial está marcada para as 10h30, no auditório do Circuito do Conhecimento, localizado no estacionamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – Prédio 1, no campus-sede.

A programação do primeiro dia inclui apresentação musical de Marcela Borges, exposição fotográfica “Ventos Ancestrais”, do fotógrafo Lucas Viggiani, além da gravação de um podcast e uma mesa-redonda com mestres e mestras de grupos tradicionais, programadas para as 17h e 19h, respectivamente.

Programação

Quarta-feira (06/08):

14h – Oficina “Ritmos brasileiros na bateria”, com o professor Marcos Neves

18h – Apresentação do Coral Clarice Sarmento

19h30 – Apresentação do Grupo Saruê

Quinta-feira (07/08):

18h – Apresentação do Grupo Vox Montes

19h30 – Roda de Conversa: “O protagonismo dos Catopês e o englobamento da sociedade montes-clarense nas Festas de Agosto”, com Harilson Ferreira

Sexta-feira (08/08):

8h30 – Apresentação musical de Agnes Brito e Pablo Barata

18h30 – Apresentação da Banda do PET Música

Acolhimento e boas-vindas

Em 2025, além de celebrar as tradicionais Festas de Agosto – Catopês, Marujos e Caboclinhos, símbolos da cultura e resistência do município, a Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) reforça o compromisso institucional com o acolhimento e as boas-vindas aos acadêmicos no segundo semestre letivo.

Como vetor cultural da região, a Unimontes promove e resgata essas manifestações populares que expressam 186 anos de ancestralidade, religiosidade e identidade cultural. A proposta é oferecer à comunidade acadêmica e ao público em geral uma oportunidade única de aprendizado, vivência e valorização dos saberes locais.

Sobre o evento

Realizado desde 2012, o “A Gosto da Unimontes” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) e, em 2025, conta com a parceria do Circuito do Conhecimento. O objetivo é fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio da celebração e preservação das tradições culturais do Norte de Minas, especialmente das festas folclóricas que marcam a identidade de Montes Claros e região.

Relacionadas

Núcleo da Unimontes lança versões digital e física da cartilha “Para conhecer os Parques Urbanos de Montes Claros”
Edital PIBID/Unimontes visa à formação de cadastro de reserva para professores supervisores da Educação Básica
Feira de Arte da Agricultura Familiar e Artesano integra programação de Congresso Internacional da Unimontes
Professor da Unimontes desenvolve pesquisa sobre estímulos que a capoeira oferece para o desenvolvimento infanto-juvenil
Montes Claros e Unimontes: berço do SUS
Saúde física e mental será debatida no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes