A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza, nesta terça-feira (05/08), a cerimônia de abertura do evento “A Gosto da Unimontes”, que se estende até a próxima sexta-feira (08/08). A abertura oficial está marcada para as 10h30, no auditório do Circuito do Conhecimento, localizado no estacionamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – Prédio 1, no campus-sede.

A programação do primeiro dia inclui apresentação musical de Marcela Borges, exposição fotográfica “Ventos Ancestrais”, do fotógrafo Lucas Viggiani, além da gravação de um podcast e uma mesa-redonda com mestres e mestras de grupos tradicionais, programadas para as 17h e 19h, respectivamente.

Programação

Quarta-feira (06/08):

14h – Oficina “Ritmos brasileiros na bateria”, com o professor Marcos Neves

18h – Apresentação do Coral Clarice Sarmento

19h30 – Apresentação do Grupo Saruê

Quinta-feira (07/08):

18h – Apresentação do Grupo Vox Montes

19h30 – Roda de Conversa: “O protagonismo dos Catopês e o englobamento da sociedade montes-clarense nas Festas de Agosto”, com Harilson Ferreira

Sexta-feira (08/08):

8h30 – Apresentação musical de Agnes Brito e Pablo Barata

18h30 – Apresentação da Banda do PET Música

Acolhimento e boas-vindas

Em 2025, além de celebrar as tradicionais Festas de Agosto – Catopês, Marujos e Caboclinhos, símbolos da cultura e resistência do município, a Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) reforça o compromisso institucional com o acolhimento e as boas-vindas aos acadêmicos no segundo semestre letivo.

Como vetor cultural da região, a Unimontes promove e resgata essas manifestações populares que expressam 186 anos de ancestralidade, religiosidade e identidade cultural. A proposta é oferecer à comunidade acadêmica e ao público em geral uma oportunidade única de aprendizado, vivência e valorização dos saberes locais.

Sobre o evento

Realizado desde 2012, o “A Gosto da Unimontes” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) e, em 2025, conta com a parceria do Circuito do Conhecimento. O objetivo é fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio da celebração e preservação das tradições culturais do Norte de Minas, especialmente das festas folclóricas que marcam a identidade de Montes Claros e região.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes