A dança está servindo como terapia para elevar a autoestima de mulheres com câncer de mama, o que ajuda no tratamento da doença. Foi montado um grupo de dança, integrado por 20 pacientes assistidas pelo projeto de extensão “Vida Presente”, que atende 50 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, desenvolvendo atividades físicas, terapias de grupo e recreação. A iniciativa é do departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

As integrantes do Grupo “Vida Presente” participaram do espetáculo coreográfico “Mulheres brasileiras, mulheres guerreiras”, apresentado na última sexta-feira (25/11), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), durante o encerramento do 3º Encontro Norte-mineiro de Combate ao Câncer. Contando com o apoio da Unimontes, a promoção foi inserida nas comemorações do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). Nesta segunda-feira (28), foi realizada nova apresentação, aberta ao público, na praça de eventos do Montes Claros Shopping Center.

O espetáculo foi montado com o apoio dos professores José Roberto Lopes de Sales (que também é coreógrafo), Milton Chaves e Alessandra Ribeiro, do departamento de Educação Física. As 20 mulheres assistidas pelo Projeto “Vida Presente” representaram danças típicas das diversas regiões brasileiras usando figurinos das manifestações como baianas, dança de São Gonçalo, xaxado, índias, forró (“caipira”) e a dança gaúcha. Ao final da coreografia, houve a entrada de uma das mulheres, caracterizada de Carmen Miranda, ao ritmo da música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

“No grupo, contamos com a participação de 20 mulheres que são verdadeiras guerreiras na luta contra o câncer de mama”, afirma a professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do projeto “Vida Presente”. São atendidas as mulheres do “Projeto Presente”, ação filantrópica voltada para o acolhimento de pacientes de baixa renda que enfrentam o tratamento do câncer de mama.

Por intermédio do projeto de extensão da Unimontes, iniciado em 2005, as pacientes participam de atividades de terapia e recreação duas vezes por semana, no Serviço Social do Comércio (Sesc) – em Montes Claros. “As atividades desenvolvidas ajudam a elevar a autoestima das mulheres submetidas ao tratamento do câncer de mama, evitando que possam enfrentar algum processo de depressão. Desta forma, proporcionam às mulheres uma melhor qualidade de vida, tanto física como psicologicamente”, avalia a professora Claudiana Bauman.

A dança está servindo como terapia para elevar autoestima de mulheres com câncer de mana, ajudando no tratamento da doença. Foi montado um grupo de dança, integrado por 20 pacientes assistidas pelo projeto de extensão “Vida Presente”,  que atende 50 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, desenvolvendo atividades físicas, terapias de grupo e recreação.  A iniciativa do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
As integrantes do Grupo “Vida Presente” participaram do espetáculo coreográfico “Mulheres brasileiras, mulheres guerreiras”,  apresentado na última sexta-feira, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), durante o encerramento do 3º Encontro Norte-mineiro de Combate ao Câncer. Contando com o apoio da Unimontes, a promoção foi inserida nas comemorações do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

O espetáculo foi montado com o apoio dos professores José Roberto Lopes de Sales (também é coreógrafo), Milton Chaves e Alessandra Ribeiro, do Departamento de Educação Física. As 20 assistidas pelo Projeto “Vida Presente” representaram danças típicas das diversas regiões brasileiras,  usando figurinos das manifestações.

Elas representaram as baianas, dança de São Gonçalo, xaxado, índias, forró (“caipira”)  e a dança gaúcha. Ao final da coreografia, houve a entrada de uma das mulheres, caracterizada de Carmen Miranda, ao ritmo da música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

“Contamos no grupo com a participação de 20 mulheres que são verdadeiras guerreiras na luta contra o câncer de mama”, afirma a professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do projeto de extensão Vida Presente. São atendidas as mulheres do Projeto Presente, ação filantrópica voltada para o acolhimento de pacientes de baixa renda que enfrentam o tratamento do câncer de mama.

Por intermédio do projeto de extensão da Unimontes, iniciado desde 2005, as pacientes participam de atividades de terapia e recreação duas vezes por semana, no Serviço Social do Comércio (Sesc) em Montes Claros. “As atividades desenvolvidas ajudam a elevar a autoestima das mulheres que fazem o tratamento do câncer de mama, evitando que elas possam enfrentar algum processo de depressão. Desta forma, proporcionam as mulheres uma melhor qualidade de vida, tanto física como psicologicamente”, avalia a professora Claudiana Bauman.

.