Prossegue até a sexta-feira (1º/7) na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o V Congresso em Desenvolvimento Social organizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto sensuem Desenvolvimento Social (PPGDS) e que tem como tema central “Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento”. O evento conta com 350 participantes e cerca de 200 trabalhos científicos e de pesquisa inscritos para divulgação. A abertura oficial, na noite dessa quarta-feira (29/6), foi marcada por emocionante homenagem prestada à professora Simone Narciso Lessa, uma das pioneiras do PPGDS.

Ao presidir a solenidade de abertura no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), o reitor João dos Reis Canela enalteceu a relevância do Congresso em Desenvolvimento Social, ressaltando que o tema central do evento está dentro da missão da Unimontes: buscar estratégias para continuar avançando. “A nossa instituição é comprometida com o desenvolvimento sustentável. As discussões neste encontro são como instrumentos indispensáveis na construção de uma universidade cidadã”, afirmou o reitor, ressaltando o empenho dos organizadores para viabilização do evento, com a presença de representantes de diversas universidades brasileiras.

O professor João Canela também destacou os bons resultados alcançados pela Universidade Estadual de Montes Claros no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, o primeiro a ofertar um mestrado institucional e que completa 10 anos de atividades em 2016. Ressaltou a contribuição dos professores e alunos do programa em prol do crescimento da Unimontes. “É importante ter a consciência de que precisamos crescer muito ainda”, observou o reitor.

HOMENAGEM E EMOÇÃO

Na oportunidade, ao som de músicas regionais, a professora Luciene Rodrigues, em nome da equipe do PPGDS, prestou homenagem especial à professora Simone Narciso Lessa, vinculada ao departamento de História, que começou a atuar como docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social desde o início das atividades do PPGDS e que agora se aposentou. Luciene Rodrigues enfatizou que, com os seus estudos, pesquisas e publicações, a homenageada ofereceu uma grande contribuição para implementar e ampliar o programa.

Ex-coordenadora do PPGDS, a professora Luciene Rodrigues fez um breve relato do currículo da professora Simone Narciso Lessa. Destacou que, entre outros feitos, ela teve quatro livros publicados. Elaborou 37 trabalhos científicos e de pesquisa apresentados em congressos e publicados em revistas e periódicos. A grande parte dos estudos e pesquisas realizados pela docente teve como foco o desenvolvimento regional da área de abrangência da Unimontes.

Aplaudida de pé por toda a plateia, a professora Simone Narciso recebeu uma placa de homenagem, entregue em nome de todos os envolvidos no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social. Muito emocionada, agradeceu aos professores e aos alunos do programa. “Não sei o que dizer. Vocês aquecem o meu coração e me fazem sentir neste momento toda a alegria por todos os anos que passamos juntos”, afirmou.

Logo após a cerimônia de abertura e a homenagem, foi proferida a conferência sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento: Conflitos Territoriais”, em abordagem do professor doutor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), que falou também sobre a questão agrária no Norte de Minas.

Ocorreu, ainda, o lançamento do “Caderno de Conflitos no Campo no Brasil em 2015”, produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). O professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira foi um dos organizadores da publicação.

PROGRAMAÇÃO

Na manhã desta quinta-feira, o congresso teve continuidade com a mesa redonda “Desenvolvimento e Justiça Ambiental”. A mesa foi coordenada pelo professor Rômulo Soares Barbosa com a participação dos professores Henri Acselrad, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Raquel Oliveira Santos Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nesta sexta-feira, pela manhã, estará em debate o tema “Desenvolvimento, Planejamento e Meio Ambiente”, sob a coordenação da professora Anete Marília Pereira, da Unimontes. Participam do debate as professoras Nelba Azevedo Penna, da Universidade de Brasília (UnB), e Heloísa Soares de Moura, da UFMG. A conferência de encerramento, marcada para as 17 horas, terá como tema “Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento em Perspectiva”, com abordagem pelo professor Marcos Sorrentino, da USP.