A importância da imprensa como fonte de pesquisa entre os temas relacionados para o seminário de História na Unimontes (Arquivo – Ascom)

O papel da imprensa como fonte histórica está entre os focos de debate do I Seminário de História e Cultura Política, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará nos próximos dias 27 e 28 de abril. A promoção é do departamento de História e do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Patrimônio Cultural, Arquivologia e Educação, do Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre) e tem como tema central “Política e História – Lugares e Fazeres”.

A previsão dos organizadores é de reunir professores e acadêmicos dos cursos de História da Unimontes ministrados nos campi de Montes Claros e São Francisco, além de profissionais de áreas afins que atuam na rede pública e particular do Norte de Minas, assim como pesquisadores.

As inscrições para oficinas, apresentação de trabalhos científicos e palestras podem ser feitas a partir desta segunda-feira (18), na sala do departamento de História, das 14 às 18 horas. O prazo termina no dia 26. Todas as atividades serão desenvolvidas no auditório e salas do prédio 2, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

ABERTURA

A palestra com o professor Lincoln de Abreu Penna, titular da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói/RJ), abrirá as atividades no dia 27, às 19 horas, sobre o tema “Cultura política e Imprensa como fonte histórica”. O minicurso de mesmo nome, a ser ministrado por ele, será desenvolvido ao longo dos dois dias, sempre na parte da manhã. A apresentação de trabalhos (oral) acontecerão à tarde.

A professora Filomena Luciene Cordeiro, da comissão organizadora, destacou o apoio da reitoria da Unimontes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) na realização do seminário “A nossa proposta é de possibilitar uma discussão acadêmica de assuntos como poder, imprensa e cultura política, dentre outros”, completou a pesquisadora.

Outras informações podem ser obtidas no departamento de História (sala 26/prédio 2).