A 5ª Mostra de Cinema – 21 Anos do Cinema Comentado Cineclube – Cine na Estrada começa nessa terça-feira (11/03), em Bocaiuva, Norte de Minas, com ênfase na produção cinematográfica mineira contemporânea. A iniciativa encerra nos dias 27 e 28 de março no estacionamento do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (prédio 1) do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde o público poderá assistir a filmes, curtas e longas-metragens, além de shows das bandas “Trueno 86” e “A Outra Banda da Lua”, a partir das 19h.

As sessões de cinema na Unimontes são frutos da colaboração entre a Pró-Reitoria de Extensão, o curso de Cinema e Audiovisual e o Cinema Comentado Cineclube. O objetivo é celebrar o início do curso de Cinema e Audiovisual na universidade e dar boas-vindas a veteranos e calouros no início do semestre letivo de 2025.

A ideia da 5ª Mostra de Cinema – 21 Anos do Cinema Comentado Cineclube – Cine na Estrada é democratizar e descentralizar acesso a produções cinematográficas a maior número de pessoas, sobretudo aquelas de municípios sem salas de cinema. E adota formato itinerante como parte das comemorações dos 21 anos do Cineclube. Antes da exibição no campus-sede da Unimontes, em Montes Claros, a mostra passará pelas cidades de Bocaiuva – Praça Pedro Caldeira (Praça do Coqueiro), às 18h30min (11/03); Glaucilândia – Praça Gasparino Maia (Praça da Feirinha), às 18h30min (13/03) e Capitão Enéas – Praça São Sebastião (Praça da Prefeitura), às 18h30min (15/03). O acesso a todas as sessões é gratuito.

Os filmes, que serão exibidos em espaços públicos, foram selecionados com base na produção mineira entre os anos 1970 e 2022. Além das exibições propriamente ditas, o Cinema Comentado também vai oferecer duas oficinas para os interessados na formação cinematográfica: Introdução à História do Cinema Brasileiro e Elaboração de Projetos Culturais.

Filmes

“Dentro da Caixinha” (2016)
Direção de Guilherme Reis – 83 minutos – Classificação: Livre.
Sinopse: Internado em um hospital, o menino Lúcio recebe a visita da avó, vestida como palhaço. Por meio de misteriosa caixinha, todos são transportados para o sertão das memórias.

Oralidade e memória

Nascido em Belo Horizonte, Guilherme Reis, diretor de “De dentro da caixinha”, explica que o filme conta a infância de sua avó, no Vale do Jequitinhonha, num tempo sem televisão, internet e redes sociais. Época em que quase tudo era transmitido pela oralidade. Mais tarde, ela iria usar suas vivências, inventando brincadeiras para os netos. “O filme procura resgatar o espírito das lembranças, e fala sobre amizades e memórias”, conta ele.

O filme, um média metragem infanto-juvenil, entrou no circuito comercial em Belo Horizonte. “É gratificante ver a reação dos jovens, que não viveram isso, e também dos mais velhos, que se reconhecem nesse fantástico lugar habitado por personagens das antigas brincadeiras de roda”, avalia Guilherme Reis.

“Fi de Quem?” (2021)
Direção de Karla Vaniely – 04 minutos – Classificação: Livre.
Sinopse: A diretora inspira-se na avó e na tia que, sentadas à porta de onde moram, conversam, repetindo um hábito comum no interior mineiro, que é o de associar as pessoas aos parentes.

“Girimunho” (2011)
Direção de Clarissa Campolina e Helvécio Marins – 90 minutos – Classificação: 10 anos.
Sinopse: No sertão mineiro, duas mulheres acompanham o girar de um redemoinho, enquanto buscam abrigo nas lembranças e na liberdade de seus sonhos. Tentam compreender a solidão e a finitude como parte da natureza e da vida.

A Mostra Cine na Estrada – 21 anos do Cinema Comentado está sendo realizada via Lei Paulo Gustavo, com apoio das prefeituras dos municípios de Bocaiuva, Capitão Enéas e Glaucilândia. A realização é de responsabilidade do Cinema Comentado Cineclube e Fulô Comunicação e Cultura, com parcerias da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, Unimontes e Pró Arte Produtora Audiovisual. Toda a programação, sessões de cinema e oficinas, são gratuitas.

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez