Um total de 13.037 pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto “UnirMontes”, que a Universidade Estadual de Montes Claros realizou em seis municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha no primeiro semestre deste ano. A iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão tem sido uma das promoções que integram as comemorações oficiais pelos 50 anos de existência da instituição, completados em 2012.

O plano de ação é o mesmo ao de outras propostas voluntárias da própria Universidade já com grande aceitação junto à comunidade regional – caso dos programas Unimontes Solidária, Multicampi e Expresso Solidário, entre outros. Os universitários se propõem a levar a campo o conhecimento produzido no âmbito dos cursos de graduação para aplicá-los em benefício da comunidade regional.

Esses atendimentos, que em geral acontecem nas praças públicas e escolas, estão concentrados nas áreas de agricultura, arte, assistência social, cidadania, cultura, educação, esporte, justiça, lazer, pecuária e saúde, além de outras demandas que são apresentadas pelas comunidades locais durante as visitas.

Como se trata de um projeto específico alusivo ao cinqüentenário da Unimontes, as atividades são simultâneas às sessões de homenagens que a Universidade tem recebido nos municípios onde possui campus. Entre fevereiro e julho, pela ordem, foram visitadas as cidades de Bocaiúva, Janaúba, Januária, Montes Claros (região do Grande Delfino Magalhães), Brasília de Minas e Almenara. Até o final do ano, serão visitados os municípios de Espinosa, Paracatu, Pirapora, São Francisco e Unaí.

A maioria dos 13 mil atendidos pelo projeto é formada por estudantes do ensino fundamental e médio, pais e responsáveis. “Quinze escolas participaram das ações em Almenara”, disse o professor Marcelo Resende, que integra a equipe da Coordenadoria de Apoio ao Estudante e atua como um dos supervisores das ações do “UnirMontes”.

Outro número que chama atenção está na quantidade de pessoas que atuaram como voluntárias até aqui: 497 acadêmicos participaram das seis primeiras ações do “UnirMontes”. A adesão de universitários dos municípios visitados também tem sido ponto de destaque. “Em Januária, por exemplo, o trabalho teve a participação de mais de 120 alunos somente do campus local”, observa o professor Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Extensão.

Os trabalhos em cada cidade contam com o apoio das prefeituras e das superintendências regionais de ensino. O Conselho Regional de Odontologia (CRO/MG), Banco Itaú, a empresa farmacêutica Novo Nordisk, o grupo Rima e a TV Canal 20 são parceiros oficiais do “UnirMontes”.

NÚMEROS

Projeto “UnirMontes” *
(fevereiro – junho)

Bocaiúva
(1.092 atendimentos/32 acadêmicos)
Janaúba
(1.761 atendimentos/45 acadêmicos)
Januária
(3.300 atendimentos/200 acadêmicos)
Montes Claros – Grande Delfino
(1.703 atendimentos/70 acadêmicos)
Brasília de Minas
(3.351 atendimentos/125 acadêmicos)
Almenara
(1.830 atendimentos/25 acadêmicos)

* Municípios atendidos
(total de atendimentos e acadêmicos participantes)

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia