A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nesta quinta-feira (24/05), às 19h30, no Salão de Eventos da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a solenidade oficial comemorativa pelos seus 50 anos de existência. A cerimônia será presidida pelo reitor João dos Reis Canela com a participação da comunidade acadêmica e convidados da sociedade regional.

Na oportunidade, serão homenageados os pioneiros e as pessoas que contribuíram com o crescimento do ensino superior público da região ao longo de 50 anos destacando ex-reitores, ex-vice-reitores, ex-diretores de centros, servidores aposentados e professores eméritos. Acontecerá também um concerto especial do Coral Universitário, com apresentação do pianista Flávio Augusto.

O cinqüentenário também será comemorado com um culto ecumênico no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), às 10 horas desta quinta-feira, com a participação de toda comunidade acadêmica, além de convidados.

HISTÓRICO

Em 24 de maio de 1962, era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituída através da Lei Estadual 2.615, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont (in memoriam). A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por intermédio da Constituinte Mineira. Em julho de 1994, a universidade obteve o seu reconhecimento federal, com a edição da portaria 1.116, assinada pelo então ministro da Educação, Murílio Hingel. A partir daí, a instituição expandiu suas ações principalmente no Norte de Minas, no Noroeste e no Vale do Jequitinhonha, alcançando, atualmente, 12 campi e aproximadamente 12 mil pessoas nessas regiões.

As comemorações dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros foram abertas oficialmente em janeiro e vão se estender ao longo do ano, com uma série de eventos no campus-sede e nos demais campi. As atividades são coordenadas pela Comissão Organizadora das Comemorações do Cinquentenário, presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, com a participação de representantes de vários setores da comunidade acadêmica.

Por conta das comemorações pelas cinco décadas de ensino superior público no Norte de Minas e da sua contribuição com o desenvolvimento e com a melhoria das condições de vida da população, neste ano, a Unimontes já recebeu homenagens em sessões extraordinárias pelas Câmaras Municipais de Bocaiúva, Janaúba e Januária.

A Câmara Municipal de Montes Claros também marcou para esta quarta-feira (23/05) uma reunião especial em comemoração aos 50 anos da universidade. Na última quinta-feira (17/05), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu uma reunião especial em homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros pela comemoração dos 50 anos de criação do ensino superior no Norte de Minas.