Na noite desta quinta-feira (21/06), o Casarão da Fafil receberá uma programação cultural diversificada como parte das comemorações oficiais dos 50 anos de existência da Universidade Estadual de Montes Claros. O público acompanhará o lançamento da Coletânea de Livros do Cinquentenário do Ensino Superior do Norte de Minas, da Editora Unimontes, e a abertura da Exposição de Artes “ECO ART”, da Coleção Bozano. As solenidades acontecem a partir das 19h30, com entrada gratuita. Na abertura, show da Camerata de Violões da Unimontes.

A Coleção do Cinquentenário conta com 10 títulos de obras acadêmico-científicas produzidas pelos professores da instituição com temas prioritariamente vinculados ao regionalismo como saúde, religião, espaço, desenvolvimento, educação e justiça, dentre outros.

“A compilação desses títulos deve ser vista como uma amostra da diversidade do conhecimento em que se baseia a produção intelectual na Universidade Estadual de Montes Claros”, observa o professor Antonio Alvimar de Souza, diretor da Editora Unimontes. As capas de cada obra reproduzem, através de desenhos estilizados, espaços físicos da própria Universidade.

Compõem a coleção os livros: “O “Ethos” Médico: A Velha e a Nova Moral Médica” (José Geraldo de Freitas Drumond); “O Processo Ensino-Aprendizagem na Perspectiva do Ser Professor e do Ser Aluno” (Maisa Tavares de Souza Leite); “Machado de Assis e as suas Múltiplas Vozes” (Osmar Pereira Oliva); “Perícia Genética Paterna e Acesso à Justiça” (Ionete de Magalhães Souza); e “A Escola como Lugar” (Sarah Jane Alves Durães).

E ainda: “Leituras Geográficas sobre o Norte de Minas” (Maria Ivete Soares de Almeida e Anete Marília Pereira); “Paternalismo, Poder Privado e Violência” (César Henrique Queiróz Porto); “Industrialização da Área Mineira da Sudene” (Maria ngela Figueiredo Braga); “Identidade: Diálogo e Religião” (Waway Kimbanda) e “A Unimontes no Cenário Norte-Mineiro” (Maria Ivete Soares de Almeida). Após o lançamento, haverá sessão de autógrafos.

EXPOSIÇÃO

Com obras de diversos artistas plásticos do continente americano, a Coleção ECO ART é composta por 25 trabalhos na técnica em serigrafia, que foram doados ao acervo da Unimontes, em 2011, pelo Banco Bozano Simonsen.

“A coleção reúne artistas nacionais e internacionais com obras baseadas na temática ecológica e que permite ao público uma reflexão sobre sustentabilidade e preservação ambiental”, explica a professora Fabiane Faria Franco Fonseca, coordenadora de Extensão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão. A exposição continuará aberta ao público no dia seguinte (22), das 8 às 18 horas.

SERVIÇO

Programação Cultural no Casarão da Fafil
50 anos da Unimontes
Quinta-feira – 21 de junho
19h30

 


LANÇAMENTO: Coletânea de Livros do Cinquentenário do Ensino Superior – Editora Unimontes (Autores diversos)
ABERTURA: Exposição de Artes em Serigrafia – “ECO ART” – Bozano Simonsen
INFORMAÇÕES:
3229-8165 – professora Fabiane Faria (coordenadora de Extensão Cultural)
3229-8214 – professor Antonio Alvimar de Souza (diretor Editora Unimontes)

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia