“A comemoração do cinquentenário do ensino superior no Norte de Minas começa por Bocaiuva por um dever de gratidão”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, na solenidade em comemoração aos cinquenta anos da instituição, realizada no plenário da Câmara Municipal de Bocaiuva, na noite dessa terça-feira (14/02). Esse foi o primeiro evento do gênero fora do campus-sede e contou com a participação da comunidade acadêmica, vereadores e do público em geral.

O reitor João Canela lembrou que o ex-deputado Cícero Dumont, nascido em Bocaiuva, foi o autor da lei estadual 2.615, de 24 de maio de 1962, que criou a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada em Unimontes pela Constituição Mineira de 1989. “O fato histórico é relevante e, ao mesmo tempo, exibe o valor de homens da estirpe de Cícero Dumont, cuja família sempre colaborou para o desenvolvimento do País”. Na oportunidade, ele referiu-se a outros grandes homens da vida nacional nascidos em Bocaiuva, como o ex-vice-presidente da República José Maria Alkmim e o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), frisando que “não podemos nos desgarrar de nossas raízes”.

Ainda em seu pronunciamento, o professor João Canela salientou que a Unimontes é instrumento de desenvolvimento regional, enfatizando que durante os seus cinquenta anos de existência formou mais de 45 mil profissionais, o que comprova a “marca do gigantismo de uma instituição cuja construção é feita por milhares de mãos”. Ele salientou a participação efetiva de pessoas, como o ex-governador Aécio Neves, o governador Antônio Anastasia e o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias, para a consolidação do projeto de construção do campus avançado da Universidade naquele município.

Também foram destacados os trabalhos do ex-prefeito Alberto Caldeira (2001/2008) e do atual Ricardo Veloso, do deputado federal Virgílio Guimarães e do professor Paulo César Gonçalves de Almeida, reitor da Unimontes na época da implantação de cursos superiores naquele município. Reconheceu, ainda, o esforço da equipe do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), assim como dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes na consolidação do campus avançado de Bocaiuva.

O prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso, ex-aluno e ex-professor da Unimontes, ressaltou a importância histórica da solenidade e enalteceu a lembrança da participação do ex-deputado Cícero Dumont (falecido  em março de 2001) na criação da antiga FUNM, hoje Unimontes. Ele ressaltou os esforços empreendidos nas gestões do ex-prefeito Alberto Caldeira e na dele próprio na consolidação do campus em Bocaiuva. Destacou, também, a importância da universidade na formação profissional da juventude regional ao longo dos últimos cinquenta anos.

Ricardo Veloso salientou as conquistas na área de ensino pela parceria com a Unimontes, “cujos resultados contribuem para a melhoria das condições de vida de nossa gente”. Ele observou que o município está inserido no programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, e será implementado pela Universidade Estadual de Montes Claros. Está prevista a construção de uma escola técnica no município.

boc

Sobrinho do ex-deputado Cícero Dumont foi homenageado pela Unimontes

Durante a solenidade foi exibido o novo vídeo institucional da universidade e promovido o lançamento do selo postal personalizado alusivo aos 50 anos da Unimontes. O ato foi coordenado pelo Gerente de Contas Especiais dos Correios/Regional de Montes Claros, Oliveira Márcio Marques. Participaram da “obliteração” da estampa o reitor João Canela, o prefeito Ricardo Veloso, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Antônio Camelo, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e a coordenadora do campus de Bocaiúva, professora Vera Lúcia Alves. O selo personalizado contém a logomarca dos 50 anos da Unimontes e a imagem do campus de Bocaiúva.

Ainda na solenidade foram prestadas homenagens à família do ex-deputado Cícero Dumont – in memoriam – (recebida pelo seu sobrinho, o jornalista Gustavo Dumont); ao prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso; vereador Geraldo Antônio Camelo, presidente da Câmara Municipal; e ao ex-prefeito Alberto Caldeira (representado pelo senhor Ivanilton Robson Honório).

Confira galeria de fotos