A importância da atuação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nas regiões onde está inserida e a sua contribuição para o desenvolvimento do Estado e do País foram destacadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na noite dessa quinta-feira (17/05), em reunião especial do Plenário que celebrou os 50 anos da instituição. A homenagem foi requerida pelo deputado Arlen Santiago, com a participação de representantes da gestão superior, professores e servidores da universidade e convidados.

A antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi criada através da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont (in memoriam). Ela foi transformada na atual Unimontes por intermédio da Constituinte Mineira de 1989.

O deputado Doutor Viana, médico e egresso da Unimontes, presidiu a sessão solene representando o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro. Entre outras autoridades, estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira; e a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Santuza Abras. O público foi contemplado com apresentação do Coral Universitário, com canções como Laudate Dominum, de Mozart; e “Montes Claros Montesclareou”, de Georgino Júnior e Tino Gomes.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Durante a solenidade, o reitor João dos Reis Canela, que esteve acompanhado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, fez um resgate histórico da universidade e dos pioneiros que trabalharam para a sua criação. Destacou a evolução do ensino superior do Norte de Minas ao longo de cinco décadas. Ressaltou, também, a contribuição do Legislativo Mineiro para o crescimento e expansão das atividades da instituição no ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviços.

FUNDAMENTAL

Reitor durante pronunciamento“Em todos os momentos, a atuação da Assembleia Legislativa foi fundamental para a consolidação administrativa e estrutural da Universidade, braço forte do Governo de Minas no Norte das Gerais”, assegurou o reitor, lembrando também do apoio do governador Antonio Anastasia e do seu antecessor, o atual senador Aécio Neves.

“Esse erguimento coletivo deve ser enaltecido, porque a memória imortaliza os seres e os seus feitos. Com alicerce sólido, amálgama de suores da gente do setentrião mineiro e de colaboradores que acreditam na educação como porta de entrada para a valorização humana completa, a Unimontes gerou a oportunidade para que milhares de pessoas pudessem alcançar novo patamar social”, afirmou João Canela, lembrando que a Universidade alcançou a marca de quase 50 mil profissionais formados nas diversas áreas do conhecimento.

João Canela disse que a Unimontes, atualmente, é voltada para a construção de uma sociedade mais inclusiva e para o combate das injustiças sociais. Segundo ele, o “ensino superior é indissociável da pesquisa e, aliado à extensão, exerce o seu papel de “abrir portas para a inclusão do ser humano nos mais diversos escaninhos da existência”.

REFERÊNCIA DO SABER

Plenário da Assembleia LegislativaO deputado Arlen Santiago, graduado nos cursos de Medicina e Direito pela Unimontes, também destacou a atuação dos professores que foram pioneiros no ensino superior no Norte de Minas. “Eles tiveram a capacidade de sonhar juntos e transformaram o sonho de criar uma universidade, numa região que era carente de tudo, em realidade. Plantaram uma semente que, com ousadia e perseverança, transformou-se numa imensa árvore do saber”, afirmou Santiago. “Nossa Unimontes vem se transformando cada vez mais em um centro de cultura e tecnologia, contribuindo com o desenvolvimento de Minas Gerais”, completou.

O desempenho da Universidade Estadual de Montes Claros foi enaltecido ainda pelo deputado Doutor Viana, ao ressaltar a sua importância na formação dos jovens no Norte de Minas, que, antes, precisavam se deslocar a Belo Horizonte e outras regiões para concluir o curso superior em uma instituição pública. “A Unimontes promove a educação cidadã e a interiorização do ensino superior. Ela tem o mérito de formar profissionais e fixá-los no Norte de Minas”, afirmou Doutor Viana.

PRONUNCIAMENTO DO REITOR

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia